Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96380
Title: Análise territorial da oferta de transportes públicos. Estudo sobre a cidade do Recife
Other Titles: Estudo sobre a cidade do Recife
Authors: Alcoforado, Cláudia Maria Guedes
Orientador: Ribeiro, Anabela Salgueiro Narciso
Keywords: Planeamento do território; Transportes públicos; Acessibilidade; Equidade; 'Need-gaps'; Recife; Territory planning; Accessibility; 'Need-gaps'; Public transport; Equity; Recife
Issue Date: 13-Jul-2021
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Esta tese tem como objetivo primordial a identificação das falhas territoriais na provisão de transporte público na cidade brasileira do Recife. O município está localizado na parte nordeste do Brasil, região que possui os valores mais baixos em alguns dos indicadores socioeconómicos do país. A densidade populacional do Recife é de 7.039,64 habitantes / km² e apenas 49,6% dos domicílios urbanos em vias públicas têm uma urbanização adequada, incluindo infraestruturas essenciais (IBGE, 2010). Seguindo a tendência das cidades latino-americanas, a população vulnerável vive nas periferias, dependendo dos transportes públicos para aceder ao centro. Os desequilíbrios entre oferta e procura dos transportes públicos e as lacunas geradas por eles, contribuem para acentuar as desigualdades sociais. Desta forma, esta tese de doutoramento procurou desenvolver uma metodologia a partir de uma revisão da literatura. Procurou-se que esta revisão da literatura fosse relevante nesta matéria e que permita desenvolver uma metodologia de identificação das falhas territoriais no serviço de transportes públicos do Recife, principalmente em relação às pessoas em desvantagem social. Desta forma procurou-se criar inovação a partir do método need-gaps de Currie (2010). Outras técnicas foram utilizadas na adaptação do novo método, como as de Chen et al (2018), Jaramillo et al (2012), Saghapour et al (2016) e Delbosc e Currie (2011). A metodologia compreendeu em primeiro lugar o cálculo de uma medida da oferta e de uma medida da procura para cada um dos 94 bairros do Recife. O confronto entre estas medidas tem como resultados as falhas territoriais da oferta diante das necessidades sociais do utente do transporte público (need-gaps). Foi utilizado o ArcGIS 10.6 no desenvolvimento e aplicação da metodologia. A medida da oferta é construída a partir da utilização das linhas (e respetivas rotas) de autocarros e metro existentes na cidade do Recife. Foram criadas áreas de serviço das paragens ou estações de cada rota (PSAs – polygonal service areas) de cada modo de transporte público através do GIS, a partir da rede viária do Recife. Cada rota específica tem um conjunto de áreas de serviço que compõem o buffer desta rota, ou seja, a população alcançada pela mesma dentro de um trajeto facilmente realizável a pé. São feitos ajustes na medida da oferta com a inserção da frequência de cada rota, e também do fator capacidade relativo aos veículos que operam na rota. A medida da procura é calculada através da soma ponderada de indicadores propostos que refletem as diversidades socioeconómicas da identidade da cidade e de sua população, caracterizando o problema da interação entre a desvantagem em transporte e a desvantagem social. Posteriormente e após normalização, a oferta é subtraída pela procura, procurando identificar várias classes da relação entre as duas com uma variável que se designa por need-gaps. Um indicador de nível de serviço é desenvolvido paralelamente, sendo proveniente da adaptação da medida da oferta desenvolvida através da inclusão de um fator populacional. Procedeu-se também a uma adaptação do índice de oferta de transportes públicos, para avaliação do serviço entre um equipamento de referência na área da saúde no Recife, o Hospital da Restauração, e os bairros da cidade. Por fim, procurou-se também a avaliação da questão das desigualdades identificadas no território de Recife com recurso ao método combinado que integra as curvas de Lorenz e o coeficiente de Gini para uma análise no contexto global da cidade. Desta forma agregando todos os bairros do Recife e identificando e analisando as discrepâncias entre a oferta e a procura. Alguns resultados são mostrados a seguir, obtidos com a aplicação da metodologia proposta: Meio milhão de recifenses (36% da população) dispõe de oferta de transporte público abaixo da média, mas primordialmente num nível que varia entre baixo e muito baixo. A desvantagem social desta parte da população, de acordo com o índice da procura, é acima da média variando até um nível muito alto. Assim, a classe need-gaps encontrada para o grupo citado é a de alta deficiência. Estas need-gaps estão localizadas principalmente em bairros da periferia da cidade. Há casos em que as need-gaps estão na classe oferta alta. São 21 bairros que abrigam apenas 10,6% da população da cidade. Eles estão inseridos na classe da procura baixo e muito baixo, isto é, possuem baixa desvantagem social. A localização destes bairros é no entorno da área central da cidade, onde os bairros têm need-gaps baixos pois estão na categoria de oferta excessiva. O indicador de nível de serviço, por sua vez, mostra a proximidade das pessoas aos transportes públicos de uma forma alternativa. Neste caso, são 12 bairros (7% da população) que garantem que os transportes públicos estão mais perto para seu acesso. Os níveis de serviço variam entre acima da média e muito alto. Estes bairros ficam também na área central da cidade, onde a oferta tende a ser melhor, conforme se explicou acima. Em contrapartida, um total de 72 bairros (84% da população) têm uma classificação que varia entre zero oferta até abaixo da média. No entanto, a informação que permite não é tão detalhada como a fornecida pelo need-gaps uma vez que neste caso (dos need-gaps) a medida da procura é mais composta. A medida da oferta entre o Hospital da Restauração e bairros da cidade mostrou excelente oferta nas proximidades do hospital, diminuindo a força, mas se mantendo em oferta média, para os bairros da área central, norte e noroeste. Uma pequena parcela dos bairros do sul ainda são beneficiados com oferta na categoria média. As demais partes da cidade dispõem de oferta muito baixa. Neste mesmo contexto foram os resultados do indicador de acessibilidade entre o Hospital da Restauração e os bairros, oferta muito alta nos bairros do entorno do hospital e na área central do Recife. No entanto, a tendência à dispersão da oferta é muito grande para os bairros que vão se distanciando do centro e do hospital. As distribuições territoriais dos resultados obtidos quer para os need-gaps quer para o indicador do nível de serviço dos bairros foram ainda analisadas através de uma análise territorial com recurso ao programa Geoda, constatando-se que a distribuição territorial revela alguns clusters e outliers com significância estatística, seguindo as mesmas tendências anteriormente detetadas aquando do cálculo dos dois indicadores. Tendo alcançado todos os objetivos enunciados com esta tese, a metodologia proposta para o estudo de caso do Recife poderá contribuir para as tomadas de decisão no planeamento dos transportes do Recife, com ligação ao planeamento do seu território. A metodologia desta tese poderá ser usada noutras cidades brasileiras e noutras cidades do mundo, com a necessária adaptação.
This thesis has as its main objective the identification of territorial flaws in the provision of public transport in the Brazilian city of Recife. The municipality is located in the northeastern part of Brazil, a region that has the lowest values in some of the country's socioeconomic indicators. Recife's population density is 7,039.64 inhabitants / km² and only 49.6% of urban households on public roads have adequate urbanization, including essential infrastructure (IBGE, 2010). Following the trend of Latin American cities, the vulnerable population lives on the outskirts, depending on public transport to access the center. The imbalances between supply and demand for public transport and the gaps generated by them, contribute to accentuate social inequalities. Thus, this doctoral thesis sought to develop a methodology based on a literature review. This review of the literature was sought to be relevant in this matter and to allow the development of a methodology for identifying territorial flaws in the public transport service in Recife, especially in relation to people at a social disadvantage. In this way, we tried to create innovation based on Currie's (2010) need-gaps method. Other techniques were used to adapt the new method, such as those by Chen et al (2018), Jaramillo et al (2012), Saghapour et al (2016) and Delbosc and Currie (2011). The methodology first comprised the calculation of a measure of supply and a measure of demand for each of the 94 neighborhoods in Recife. The confrontation between these measures results in the territorial failures of the offer in view of the social needs of the public transport user (need-gaps). ArcGIS 10.6 was used in the development and application of the methodology. The measure of supply is built from the use of the lines (and respective routes) of buses and metro existing in the city of Recife. Service areas were created for the stops or stations on each route (PSAs - polygonal service areas) for each mode of public transport through the GIS, from the Recife road network. Each specific route has a set of service areas that make up the buffer for this route, that is, the population reached by it within a path that can easily be done on foot. Adjustments are made in the measure of the offer with the insertion of the frequency of each route, as well as the capacity factor related to the vehicles operating on the route. The measure of demand is calculated through the weighted sum of proposed indicators that reflect the socioeconomic diversity of the city and its population, characterizing the problem of the interaction between transport disadvantage and social disadvantage. Subsequently and after normalization, supply is subtracted from demand, seeking to identify various classes of the relationship between the two with a variable that is called need-gaps. A service level indicator is developed in parallel, coming from the adaptation of the measure of the offer developed through the inclusion of a population factor. The public transport offer index was also adapted to evaluate the service between a reference equipment in the health area in Recife, the Hospital da Restauração, and the city's neighborhoods. Finally, an attempt was also made to assess the issue of inequalities identified in the territory of Recife using the combined method that integrates the Lorenz curves and the Gini coefficient for an analysis in the global context of the city. In this way, aggregating all the neighborhoods in Recife and identifying and analyzing the discrepancies between supply and demand. Some results are shown below, obtained with the application of the proposed methodology: Half a million Recife residents (36% of the population) have below average public transport, but primarily at a level ranging from low to very low. The social disadvantage of this part of the population, according to the demand index, is above average, varying to a very high level. Thus, the need-gaps class found for the mentioned group is that of high deficiency. These need-gaps are mainly located in neighborhoods on the outskirts of the city. There are cases where need-gaps are in the high offer class. There are 21 neighborhoods that house only 10.6% of the city's population. They are in the low and very low demand class, that is, they have low social disadvantage. The location of these neighborhoods is around the central area of the city, where neighborhoods have low need-gaps as they are in the category of over-supply. The service level indicator, in turn, shows the proximity of people to public transport in an alternative way. In this case, there are 12 neighborhoods (7% of the population) that guarantee that public transport is closer for your access. Service levels range from above average to very high. These neighborhoods are also located in the central area of the city, where the offer tends to be better, as explained above. In contrast, a total of 72 neighborhoods (84% of the population) have a rating ranging from zero to below average. However, the information it allows is not as detailed as that provided by the need-gaps since in this case (of the need-gaps) the measure of demand is more composed. The measure of supply between the Hospital da Restauração and neighborhoods in the city showed an excellent supply in the vicinity of the hospital, decreasing the strength, but remaining in average supply, for the neighborhoods of the central area, north and northwest. A small portion of the neighborhoods in the south still benefit from an offer in the middle category. The rest of the city has a very low supply. In this same context were the results of the accessibility indicator between Hospital da Restauração and the neighborhoods, a very high offer in the neighborhoods surrounding the hospital and in the central area of Recife. However, the tendency for supply to be dispersed is very great for neighborhoods that are moving away from the center and the hospital. The territorial distributions of the results obtained both for the need-gaps and for the service level indicator of the neighborhoods were also analyzed through a territorial analysis using the Geoda program, noting that the territorial distribution reveals some clusters and outliers with statistical significance, following the same trends previously detected when calculating the two indicators. Having achieved all the objectives stated in this thesis, the proposed methodology for the Recife case study can contribute to decision making in Recife's transport planning, with connection to the planning of its territory. The methodology of this thesis can be used in other Brazilian cities and in other cities in the world, with adequate adaptation.
Description: Tese no âmbito do Doutoramento no Programa Doutoral em Planeamento do Território, orientada pela Senhora Professora Anabela Salgueiro Narciso Ribeiro e apresentada ao Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
URI: https://hdl.handle.net/10316/96380
Rights: embargoedAccess
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FCTUC Eng.Civil - Teses de Doutoramento

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