Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/96194
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorreia, Gina P.-
dc.contributor.authorPires, Estefânia-
dc.contributor.authorAbrantes, Isabel-
dc.date.accessioned2021-10-28T14:03:47Z-
dc.date.available2021-10-28T14:03:47Z-
dc.date.issued2020-08-
dc.identifier.issn0873-948Xpt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/96194-
dc.description.abstractNeste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.pt
dc.description.abstractThis paper intends to present part of the results of an assessment processin a teacher-training course on the fieldwork implementation, using the Orion model.The teachers(15) where from the recruitment groups 230, 420 and 520, and taught curricular areas of middle and high schoolsin the Viseu district, Portugal. The resultsshow, that although fieldwork is considered a very importantstrategy in teaching and learning ofsciences, it continuesto be not fully applied, as well asthe Orion model, an unknown methodology for the majority of the participants. The use of topographic and geological charts, and the site Google Earth are adequate in use of fieldwork development, however only this last tool has some preference among the participants.pt
dc.description.abstractAvaliação, ensino e aprendizagem, modelo de Orion, trabalho prático.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherLNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia IPpt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectAvaliaçãopt
dc.subjectEnsino e aprendizagempt
dc.subjectModelo de Orionpt
dc.subjectTrabalho práticopt
dc.subjectAssessmentpt
dc.subjectTeaching and learningpt
dc.subjectOrion modelpt
dc.subjectPractical workpt
dc.titleCurso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciênciaspt
dc.typearticlept
degois.publication.firstPage169pt
degois.publication.lastPage172pt
degois.publication.issueEspecial Ipt
degois.publication.locationPortugalpt
degois.publication.titleComunicações Geológicaspt
dc.date.updated2021-10-28T12:03:42Z-
dc.relation.publisherversionhttps://www.lneg.pt/wp-content/uploads/2020/09/39_Pires.pdfpt
dc.peerreviewedyespt
degois.publication.volume107pt
dc.description.versionC712-C3B2-3C2B | GINA MARIA PEREIRA CORREIA-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.slugcv-prod-1998959-
dc.date.embargo2020-08-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCITEUC - Centre for Earth and Space Research of the University of Coimbra-
crisitem.author.researchunitCFE - Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-8761-2151-
Appears in Collections:I&D CFE - Artigos em Revistas Nacionais
I&D CITEUC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Correia,_Pires_&_Abrantes.2020.pdf606.68 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

213
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

41
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.