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https://hdl.handle.net/10316/958
Title: | Concepções epistemológicas dos professores de biologia e geologia do ensino básico (3º ciclo) e do ensino secundário e o caso das actividades práticas no ensino das ciências da terra e das ciências da vida : contributo para o conhecimento profissional e formação de professores de ciências da terra e de ciências da vida | Authors: | Bonito, Jorge Manuel Rodrigues | Orientador: | Raposo, Nicolau de Almeida Vasconcelos Macedo , Carlos António Regêncio |
Keywords: | Formação de professores; Ensino das ciências biológicas; Ensino das ciências da terra | Issue Date: | 24-Jan-2006 | Citation: | BONITO, Jorge Manuel Rodrigues - Concepções epistemológicas dos professores de biologia e geologia do ensino básico (3º ciclo) e do ensino secundário e o caso das actividades práticas no ensino das ciências da terra e das ciências da vida : contributo para o conhecimento profissional e formação de professores de ciências da terra e de ciências da vida. Coimbra, 2005. | Abstract: | Segundo apontam os resultados das diversas investigações, parece ser o conhecimento profissional do professor, produto da interacção e integração de vários saberes, o eixo que estrutura toda a sua actuação. E, nesse âmbito, as suas concepções epistemológicas são manifestamente responsáveis por estruturar bloquear ou dinamizar, fragmentar ou integrar outros campos importantes e níveis do saber profissional do professor. A investigação dessas concepções acerca de concepções assume, por isso, particular importância. Este trabalho insere-se no contexto desta problemática, partindo dos pressupostos de que o conhecimento profissional, de facto, sobre o conhecimento escolar influencia fortemente a maneira de interpretar e de actuar no ensino, de que é desejável um conhecimento profissional epistemologicamente diferenciado, que resulta de uma reelaboração e integração de distintos saberes, concebido como uma série de ideias em permanente evolução, e de que um conhecimento profissional solícito, envolve atitudes e valores específicos encaminhados para a transformação do contexto escolar e profissional. Pesem embora a natureza e algumas limitações dos instrumentos utilizados, os resultados obtidos evidenciaram: (i) uma boa eficácia da resolução de problemas orientada em didáctica das actividades práticas de campo; (ii) o muito baixo nível de indagação e de integração dos saberes da psicologia cognitiva e da nova filosofia das ciências nos documentos produzidos para as actividades práticas de laboratório; e (iii) uma evolução das concepções epistemológicas dos futuros professores e dos professores em exercício relativamente a resultados de estudos anteriores. | Description: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Formação de professores) apresentada à Fac. de Psicologia e de Ciências da Educação da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/958 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
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