Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/956
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dc.contributor.advisorRaposo, Nicolau de Almeida Vasconcelos-
dc.contributor.authorBarreira, Carlos Manuel Folgado-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:49:32Z-
dc.date.available2008-12-04T14:49:32Z-
dc.date.issued2002-02-28en_US
dc.identifier.citationBARREIRA, Carlos Manuel Folgado - Avaliação das aprendizagens em contexto escolar : estudo das atitudes dos docentes face ao modelo de avaliação do ensino básico. Coimbra, 2001-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/956-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractO estudo das atitudes dos docentes do ensino básico face à reforma do sistema de avaliação poderá revestir-se de importância no contexto actual, dado que a avaliação tem um importante papel a desempenhar, quer na concretização da reforma educativa, quer na profunda mudança de mentalidades e atitudes por parte de todos os intervenientes no processo educativo. Com este trabalho, pretendemos conhecer e compreender as atitudes dos docentes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico relativamente aos aspectos mais significativos que constam dos Despachos Normativos 98-A/92, de 20 de Junho e 30/2001, de 19 de Julho, tais como: a) Finalidades, princípios e intervenientes na avaliação; b) Formas de exprimir a avaliação formativa e suas funções; c) Avaliação de conhecimentos, de competências e de atitudes; d) Momentos de realização e funções da avaliação sumativa e sua articulação com a avaliação formativa; e) Condições de implementação de estratégias de apoio pedagógico; f) Introdução das provas globais ao nível do 3.º ciclo do ensino básico; g) Distinção entre diploma e certificado; Para alcançar tais objectivos, levamos a cabo um trabalho empírico que consistiu na construção de uma escala de atitudes, com base numa metodologia específica, e na sua aplicação a uma amostra representativa de professores do ensino básico da Região Centro, escolhida em função de diversas variáveis como o sexo, idade, experiência profissional, nível de ensino e grupo disciplinar. A informação recolhida permitiu-nos caracterizar as atitudes dos docentes inquiridos e, consequentemente, proporcionou-nos uma excelente oportunidade para analisar a forma como o modelo de avaliação está a ser aplicado nas escolas básicas da Região Centro.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectPsicologia da educaçãoen_US
dc.subjectFormação de professores-
dc.subjectEscala de satisfação de Lester-
dc.titleAvaliação das aprendizagens em contexto escolar : estudo das atitudes dos docentes face ao modelo de avaliação do ensino básicoen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.fulltextSem Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextnone-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0001-6137-2842-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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