Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95479
Title: Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia
Other Titles: Análise da realidade educativa portuguesa
Authors: Maia, João Jerónimo Machadinha 
Keywords: Relações dos processos de globalização com os sistemas educativos. Ensino intercultural da História e da Geografia de Portugal.
Issue Date: 2018
Publisher: Novas Edições Acadêmicas
Serial title, monograph or event: Globalização, Escola e Ensino Intercultural da História e da Geografia - Análise da realidade educativa portuguesa
Place of publication or event: Saarbrücken
Abstract: Este livro encontra-se dividido numa componente teórica e numa componente de investigação empírica. A primeira componente analisa os impactes dos processos de globalização, em especial na área da educação. Defende-se que a escola, de modo a trabalhar para a construção de uma sociedade mais coesa e global, tenha a educação intercultural como uma das suas principais orientações. Neste sentido, na segunda componente do trabalho, como necessidade de aferição sobre a realidade educativa portuguesa, são analisadas, num plano principal, as representações de diferentes grupos culturais nos manuais da disciplina de História e Geografia de Portugal do sistema educativo português. O objetivo principal de tal análise consiste em saber, se pelo menos neste particular, as práticas educativas em Portugal estão em consonância com os princípios da visibilidade e da igualdade entre culturas.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95479
ISBN: 978-620-2-17701-6
Rights: openAccess
Appears in Collections:IIIUC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.