Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/953
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Morgado, Luísa Maria de Almeida | - |
dc.contributor.author | Lopes, Ana Maria Mouraz | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:49:25Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:49:25Z | - |
dc.date.issued | 2004-07-19 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/953 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (Filosofia da Educação) apresentada à Fac. de Psicologia e Ciências da Educação de Coimbra | - |
dc.description.abstract | É possível dizer que, em Portugal, a investigação na área do currículo tem sido partilhada e referenciada por áreas bem díspares das chamadas Ciências da Educação, que vêem no currículo um exemplo, uma aplicação, às vezes um instrumento normativo, capaz de ser lido à luz das suas teorias, mas não um fenómeno que possa ser estudado como objecto científico independente. Correlativamente, é difícil delinear uma fronteira que, traçada em torno dos que se reclamam investigadores da área do currículo, os constitua como o sujeito colectivo deste campo epistemológico. É que, se existe aí um mecanismo identitário que resulta da auto-categorização como pertencendo ao currículo, não se encontram representações coincidentes dos investigadores sobre o campo e suas fronteiras, nem redes comunicativas privilegiadas entre esses elementos. É, por isso, nossa intenção estudar a comunidade científica que em Portugal elegeu os estudos curriculares para investigar. De um modo lato, o nosso problema é querer saber qual é o estatuto epistemológico dos estudos sobre o currículo em Portugal. Trata-se, por conseguinte, de um problema de epistemologia prática pois que pretende equacionar as questões fundamentais da epistemologia aplicadas a um campo particular. Dito de outro modo, a aplicação prática da epistemologia é caracterizada pelo modo como os indivíduos pensam que o conhecimento pode acontecer, os limites associados aos modos de investigar e de apresentar o conhecimento e as percepções dos inquiridores sobre a sua relação com o objecto da pesquisa. Considerando que a publicação de estudos na área do currículo em Portugal, embora em expansão, não tem dedicado muita importância às questões epistemológicas do campo científico o presente trabalho pretende ser esse esforço de desocultamento. Do ponto de vista metodológico, escolhemos um estudo descritivo que foi sendo construído num processo dialógico com a recolha de dados. O suporte empírico deste trabalho foram as entrevistas que realizámos aos investigadores que trabalham no campo de estudos curriculares. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Filosofia da educação | en_US |
dc.subject | Currículo -- estudos -- Portugal | - |
dc.title | Culturas epistémicas na área do currículo | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.