Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/95041
Title: A recordação, a História e a Escola como patrimónios da memória social da Vila de Ponte de Lima
Authors: Amorim de Lima, Ana Catarina
Pinto, Rooney Figueiredo 
Keywords: Recordação; Memória; Educação; Património; História da Escola; Ponte de Lima
Issue Date: 1-Mar-2020
Serial title, monograph or event: Ponte de Lima: do passado ao presente, rumo ao futuro!
Volume: 6
Issue: 2020
Place of publication or event: Ponte de Lima, Portugal
Abstract: Partindo da compreensão de que o passado e suas memórias agrega valor ao presente e projeta-se para o futuro, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a recordação, a história e a escola como patrimónios da memória social da Vila de Ponte de Lima. Com recurso a uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, verificamos as dinâmicas sociais e educativas na Vila quanto aos eventos, espaços de memória e a escola primária. Também foram utilizados alguns excertos de narrativas da memória individual da vila e da escola. O argumento teórico assenta-se no entendimento de que a vila, as suas festas e celebrações, os espaços públicos e sua escola, compõem os cenários onde são construídas as memórias individuais e coletivas. Estas memórias compõem o universo simbólico de uma identidade social, permitindo que as recordações sejam significadas e ressignificadas num movimento sociodinâmico onde o passado se faz presente em diálogo com as histórias e recordações de pessoas e de lugares.
URI: https://hdl.handle.net/10316/95041
DOI: https://journal.cm-pontedelima.pt/index.php/pontedelima/article/view/63/40
Rights: openAccess
Appears in Collections:IIIUC - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Artigo-Ponte de Lima.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

295
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

90
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons