Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/95021
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Carvalho, António José Olaio Correia de | - |
dc.contributor.author | Amado, Guy | - |
dc.date.accessioned | 2021-05-28T14:45:57Z | - |
dc.date.available | 2021-05-28T14:45:57Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.date.submitted | 2019-11-26 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/95021 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Arte Contemporânea, apresentada ao Colégio das Artes da Universidade de Coimbra | pt |
dc.description.abstract | A investigação aqui apresentada é de natureza eminentemente teórica, com seu escopo centrado na análise de práticas artísticas, enfocando a relação entre a noção de fracasso (e alguns fatores a ele inerentes tais como o erro, a falha e o acaso) e a produção artística, nomeadamente a que se dá no âmbito das artes visuais da contemporaneidade. Parte da hipótese de que o falhanço, a despeito da conotação negativa geralmente associada ao termo, pode ser um motor efectivo para a criação e a inventividade. Tem como principal objectivo trazer a discussão para o plano das prácticas atuais – após necessária contextualização histórica e recorte cronológico que permitam comentar suas condições de manifestação no mundo e na arte – e verificar, a partir da análise da produção de artistas atuantes nas últimas quatro décadas, a qualidade de potência contida naquilo que é usualmente associado ao malogro. Incorpora ainda uma vertente práctica, traduzida em um projecto de comissariado (hipotético) abrangendo um recorte da produção estudada. Tal proposição se deve em grande parte ao facto de a motivação primordial do estudo originar-se na práctica pessoal da crítica e da escrita de arte. Ao abarcar o convívio com a actividade de artistas em seus locais de trabalho, tal práctica permitiu – ou mesmo impôs – constatar a frequência com que instâncias relativas ao falhanço permeiam o processo criador, gerando uma inquietação que culmina nesta investigação. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e Tecnologia | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.subject | fracasso | por |
dc.subject | práticas artísticas | por |
dc.subject | arte contemporânea | por |
dc.subject | erro e falha | por |
dc.title | Potências no avesso: Apontamentos sobre arte e fracasso | pt |
dc.type | doctoralThesis | pt |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.embargo | 2020-02-20 | * |
dc.identifier.tid | 101450508 | pt |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes | pt |
thesis.degree.disciplineID | 03004079 | - |
thesis.degree.grantor | 00500::Universidade de Coimbra | pt |
thesis.degree.level | doutor | - |
thesis.degree.name | Doutoramento em Arte Contemporânea | pt |
thesis.degree.grantorUnit | 00509::Universidade de Coimbra - Colégio das Artes | por |
uc.date.periodoembargo | 0 | por |
uc.rechabilitacaoestrangeira | no | pt |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0003-1638-8188 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-8186-2152 | - |
Appears in Collections: | UC - Teses de Doutoramento Colégio das Artes - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Potências no avesso Apontamentos sobre arte e fracasso.pdf | 8.32 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
508
checked on Jul 16, 2024
Download(s)
697
checked on Jul 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.