Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/949
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dc.contributor.advisorMcIntyre, Maria Teresa Mendonça-
dc.contributor.authorAlberto, Isabel Maria Marques-
dc.date.accessioned2008-12-04T14:49:01Z-
dc.date.available2008-12-04T14:49:01Z-
dc.date.issued2000-02-07en_US
dc.identifier.citationALBERTO, Isabel Maria Marques - Avaliação da perturbação pós-stress traumático (PTSD) e suas consequências psicológicas em crianças e adolescentes vítimas de maltrato. Coimbra, 1999.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/949-
dc.descriptionTese de doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica) apresentada a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra-
dc.description.abstractA dissertação de doutoramento intitulada "Avaliação da Perturbação pós-stress Traumático (PTSD) em crianças e adolescentes vítimas de maltrato" estrutura-se em duas partes distintas. A primeira parte, caracteriza-se por uma revisão da literatura e inclui cinco capítulos. No capítulo 1, "Caracterização do maltrato infantil", faz-se uma descrição do maltrato infantil nas suas diferentes formas, bem como as suas consequências nas crianças e adolescentes. Neste capítulo apresentam-se ainda alguns modelos explicativos do maltrato infantil, salientando-se o contributo do modelo ecológico. No capítulo 2, "Abuso sexual, uma forma particular de maltrato infantil", realçam-se as características específicas deste tipo de maltrato. Este capítulo surge igualmente da relevância que o abuso sexual de menores tem assumido a nível da investigação e da literatura. No capítulo 3, "Perturbação pós-stress Traumático (PTSD)", faz-se uma caracterização desta síndroma, apresentando-a como uma das conse-quências centrais do maltrato infantil. No capítulo 4, "Caracterização do maltrato infantil na realidade portuguesa", faz-se uma reflexão sobre a legislação e abordagem legal das situações de maltrato infantil, bem como uma referência sumária a algumas instituições e organismos vocacionados para esta problemática. No capítulo 5, "Processos e estratégias de prevenção e intervenção", salienta-se a importância da prevenção primária e secundária, assim como de implementação de uma intervenção terapêutica superando as desvantagens associadas às intervenções punitivas, ou meramente protectoras. A segunda parte da dissertação, relativa ao estudo empírico, compõe-se de três capítulos: o capítulo 6, "Metodologia", integra a descrição e caracterização da amostra, das variáveis em estudo, das hipóteses e do procedimento, o capítulo 7 sobre os "Instrumentos de avaliação" e o Capítulo 8, referente à apresentação e discussão dos resultados obtidos, tendo como linhas principais de investigação as diferenças entre vítimas de maltrato e do grupo de controle, em função do diagnóstico de PTSD e em função do tipo de maltrato. A tese termina com uma conclusão.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectAvaliação psicológicaen_US
dc.subjectCriancas maltratadas-
dc.subjectEscala de Ansiedade Manifesta para Crianças Revista (RCMAS)-
dc.subjectInventário de Comportamento da Criança para Professores (TRF)-
dc.subjectEscala de Locus de Controle Interno-Externo(CNS-IS)-
dc.subjectEscala de Auto-conceito de Piers-Harris para crianças (PHSCSC)-
dc.subjectEscala de Avaliação da Perturbação Pós-stress Traumático (PTSD)-
dc.subjectInventário de Depressão para Crianças (CDI)-
dc.titleAvaliação da perturbação pós-stress traumático (PTSD) e suas consequências psicológicas em crianças e adolescentes vítimas de maltratoen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.orcid0000-0002-0372-8449-
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento
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