Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/947
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Simões, Mário Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Santos, Maria João Rama Seabra | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-04T14:48:49Z | - |
dc.date.available | 2008-12-04T14:48:49Z | - |
dc.date.issued | 1999-04-30 | en_US |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maria João Rama Seabra - WPPSI-R : estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas. Coimbra, 1998. | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/947 | - |
dc.description | Tese de Doutoramento em Psicologia (Avaliação Psicológica) apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | - |
dc.description.abstract | As pesquisas expostas nesta dissertação tiveram como objectivo adaptar um instrumento que é originalmente americano, a Escala de Inteligência de Wechsler para a Idade Pré-Escolar e Primária - Forma Revista (WPPSI-R), para as crianças portuguesas, e apreciar a utilidade da versão assim adaptada. Neste tipo de trabalho, para além da simples tradução dos respectivos materiais, impõe-se a sua adaptação em função das características linguísticas e culturais da população à qual se destina. Importa, para além do mais, fazer a demonstração da sua validade, o que equivale a responder à seguinte questão: Será que o teste adaptado avalia, nesta população, os mesmos construtos que a versão original, na população para a qual foi inicialmente aferida? A dissertação representa a primeira fase de um projecto mais amplo, cujo objectivo é a aferição nacional da WPPSI-R. Está organizada em duas partes. A Primeira Parte (Estudos Teóricos) consta de três capítulos nos quais é feito um enquadramento teórico e uma síntese das investigações realizadas com a WPPSI-R noutros países. A Segunda Parte (Estudos Empíricos) compreende cinco capítulos e representa um contributo mais pessoal para a aferição da WPPSI-R para as crianças portuguesas, no qual se incluem os seguintes estudos: tradução e adaptação inicial da Escala, nomeadamente no que respeita aos itens dos testes verbais e às instruções de administração e cotação; análise quantitativa dos itens que constituem os vários testes, e que conduziu à elaboração da versão portuguesa da WPPSI-R, através da selecção e reordenação dos itens e da redefinição dos respectivos critérios de início e de interrupção; pesquisas relativas à precisão e à validade da versão portuguesa; e, ainda, um estudo cujo objectivo fundamental consiste em apreciar a potencial utilidade de alguns dos testes da WPPSI-R no âmbito da avaliação dinâmica de crianças com e sem dificuldades escolares. Ao longo da dissertação é feita a demonstração das potencialidades da Escala de Wechsler no domínio da avaliação da inteligência de crianças em idade pré-escolar e início da idade escolar, ao mesmo tempo que se chama a atenção para as suas principais limitações. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Avaliação psicológica | en_US |
dc.subject | Escala de Inteligência de Wechsler para crianças | - |
dc.title | WPPSI-R : estudos de adaptação e validação em crianças portuguesas | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-5035-0816 | - |
crisitem.advisor.researchunit | CINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention | - |
crisitem.advisor.orcid | 0000-0002-1311-1338 | - |
Appears in Collections: | FPCEUC - Teses de Doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.