Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/91081
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simões, Maria João | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T14:44:13Z | - |
dc.date.available | 2020-09-22T14:44:13Z | - |
dc.date.issued | 2020-07 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1941-5 | pt |
dc.identifier.isbn | 978-989-26-1942-2 | pt |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/91081 | - |
dc.description.abstract | Na sociedade atual, marcada pela mobilidade, é cada vez mais importante compreender o “outro” nas suas diferenças culturais. A arte capta estas diferenças apreendendo os seus motivos, como se torna visível em muitas ficções literárias. Aos estudos imagológicos cabe então um papel importante no discernimento do modo como diferenças e conflitos são representados, permitindo inferir temas e procedimentos recorrentes. Na configuração artística dos mundos ficcionais, o jogo do espaço torna-se duplamente significativo, replicando a densidade sígnica que o espaço adquire no mundo atual, como salientaram Foucault e Deleuze, já que concede espaciosidade, sobretudo face à “barbárie” do tempo que tudo arrasta, como apontou Jean-Luc Nancy. Para a interpretação das ficções literárias, os estudos imagológicos podem beneficiar também dos contributos carreados pela perspetivação transnacional, como salientam, entre outros, Paul Jay. À luz das ideias referidas, este estudo tem como objetivo identificar as figurações do “outro” e do seu espaço nas obras Aqui nos encontramos de John Berger, Requiem de Antonio Tabucchi e Mentiras & Diamantes de J. Rentes de Carvalho, refletindo sobre os processos representacionais da complexidade intercultural nelas patenteada.978-989-26-1941-5 | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Imprensa da Universidade de Coimbra | pt |
dc.rights | openAccess | pt |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt |
dc.subject | Identidade | pt |
dc.subject | Morada | pt |
dc.subject | Imagotipia | pt |
dc.subject | Alofilia | pt |
dc.subject | Relação | pt |
dc.title | Imagologia e Transnacionalismo. Figurações relacionais em John Berger, A. Tabucchi e J. Rentes de Carvalho | pt |
dc.type | bookPart | pt |
degois.publication.firstPage | 141 | pt |
degois.publication.lastPage | 160 | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
dc.identifier.doi | 10.14195/978-989-26-1942-2 | pt |
dc.date.embargo | 2020-07-01 | * |
uc.date.periodoEmbargo | 0 | pt |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | bookPart | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | CLP - Centre of Portuguese Literature | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-6648-9097 | - |
Appears in Collections: | I&D CLP - Livros e Capítulos de Livros |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020- Imagologia e Transnacionalismo - in Cruzamentos Representados - pg. 141-160.pdf | 8.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s)
206
checked on Oct 1, 2024
Download(s)
162
checked on Oct 1, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
This item is licensed under a Creative Commons License