Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/90224
Title: Literacia da Informação em arquivos escolares
Other Titles: Information Literacy in Schools Archives
Authors: Silva, Ana Margarida Dias da 
Marques, Maria Beatriz 
Keywords: Infoliteracia,; Ciência da Informação; Gestão da Informação; Cultura Digital
Issue Date: 26-Jun-2020
Publisher: Imprensa da Universidade de Coimbra
Serial title, monograph or event: Media, informação e literacia: rumos e perspetivas
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Numa sociedade do conhecimento, global e sobrecarregada de meios e fontes de informação, o exercício de uma cidadania plena e consciente depende, também, do direito dos cidadãos ao acesso e reutilização da informação gerida e salvaguardada pela administração pública. No âmbito do universo das escolas, a literacia da informação centra--se nas competências e capacidades em localizar, avaliar, usar e comunicar de forma eficaz e ética a informação gerida em ambiente escolar. Importa, pois, capacitar os utilizadores para a perceção do contexto de produção da informação, da importância da sua avaliação e forma de seleção, onde está subjacente o conceito de bom uso da informação. Assim, é fundamental dotar os profissionais ao serviço das escolas (professores, funcionários, bibliotecários) com as competências e conhecimentos necessários à gestão da informação enquanto valor acrescentado. Neste pressuposto, propõe-se a criação de um curso formação à distância, constituído por 10 módulos.
URI: http://hdl.handle.net/10316/90224
ISBN: 978-989-26-1890-6
DOI: 10.14195/978-989-26-1891-3
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CHSC - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Literacia em Arquivos Escolares-Silva&Marques_2020.pdf594.64 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

2
checked on Dec 27, 2021

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.