Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/88714
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRaposo, Víctor Manuel dos Reis-
dc.contributor.advisorBarbosa, Allan Claudius Queiroz-
dc.contributor.authorMoita, Galba Freire-
dc.date.accessioned2020-01-22T16:17:17Z-
dc.date.available2020-01-22T16:17:17Z-
dc.date.issued2019-11-13-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/88714-
dc.description.abstractA criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988, no Brasil, representou avanços do ponto de vista de garantias de atendimento, da organização sistêmica e da descentralização da gestão única, porém com frágil governação de desempenho. Por sua vez, a Nova Gestão Pública (NGP), ou Gerencialismo, tem exigido dos gestores públicos de saúde esforços de monitoramento de resultados, controladoria e responsabilização (accountability) dos gastos públicos, visto que muitos países da Europa e América Latina aplicam cerca de 9 a 10% do PIB-GDP em saúde. Este estudo analisou algumas metodologias de mensuração de resultados em saúde no cenário mundial como os projetos QIP e AHRQ (EUA), EFQM (Europa) e PATH (OMS), e projetos brasileiros como o PROADESS, PNASH, PNASS, PMAQ e as matrizes de indicadores como IDB-Ripsa e IDSUS, em busca de desenvolver um quadro teórico-conceptual (base teórico-metodológica) de avaliação de performance para organizações de saúde, aplicável às unidades do SUS. De seguida, envolveu gestores e profissionais para a captação e validação da perceção desses agentes chaves (stakeholders) quanto as dimensões e indicadores chaves para a mensuração de desempenho em organizações e serviços de saúde no contexto do SUSBrasil de hospitais, policlínicas e outras unidades do SUS. Utilizou metodologias científicas de apoio à decisão, como Design Research e o método misto (qualitativo e quantitativo) de avaliação para responder à questão: há diferentes proxies de painel de indicadores de avaliação multidimensional para previsão e monitoramento de performance e resultados em serviços de saúde, conforme os multicritérios dos decisores chaves da rede de serviços na saúde pública do Brasil? Através de estatística descritiva, correlação quantílica e análise factorial, foram analisadas as ponderações de itens de avaliação de performance, na perspetiva dos gestores e decisores e também de itens de análise de qualidade/ satisfação de usuários. Algumas hipóteses sobre variáveis latentes e observadas desses ítens de avaliação foram propostas e testadas por análise estatística, quanto às três possíveis variáveis moderadoras. Por fim, operacionalizou a validação multicêntrica, tendo construído modelos finais através de análise de cargas factoriais, validade e confiabilidade dos itens, de proxies de painéis de indicadores com 453 decisores chaves e uma adaptação transcultural da escala SERVQUAL que resultou em uma escala inovadora de avaliação da qualidade e satisfação, com subescalas de intervenção, tendo sido validada por 195 especialistas e gestores e, aplicada a 2.547 usuários de 74 unidades do SUS.pt
dc.description.abstractThe creation of the Unified Health System (SUS) in 1988, in the Brazil, represented advances from the standpoint of service guarantees, systemic organization and decentralization of unified management but with weak governance performance. In turn, the New Public Management (NPM), or Managerialism, has required public health managers monitoring efforts results, controllership and accountability of the spending of public funds, as a lot of countries of Europe and Latin America apply about 9-10 % of health – PIB-GDP. This study analyzed some health outcomes measurement methodologies on the world stage as QIP and AHRQ projects (USA), EFQM (Europe) and PATH (WHO), and Brazilian projects as PROADESS, PNASH, PNASS, PMAQ and panel of indicators such as IDB-Ripsa and IDSUS, seeking develop a conceptual framework (theoretical and methodological basis) performance assessment for health organizations applicable to the SUS units. Then engaged managers and professionals (stakeholders) for the capture and validation of the perception of stakeholders as the dimensions and key indicators for performance measurement in organizations and health services in the context of SUS-Brazil hospitals, polyclinics and other SUS units. It used even scientific methods of decision support, as Design Research and mixed method (qualitative and quantitative) assessment to answer the question: there are different proxies’ multidimensional evaluation indicators dashboard for forecasting and monitoring performance and outcomes in hospitals and health services, according to the multiple criteria of the key stakeholders of the care network of the public health in Brazil? Descriptive statistics, quantum correlation and factorial analysis were used to analyze the weighting of performance evaluation items from the perspective of managers and decision makers, as well as user quality/satisfaction analysis items. Some hypotheses about latent and observed variables of these evaluation items were proposed and tested by statistical analysis, regarding the three possible moderating variables. Finally, it operates the multicentric validation, having built final models through analysis of factor loads, validity and reliability of items, of proxies of indicators panels with 453 key decision makers and a cross-cultural adaptation of the SERVQUAL scale that resulted in an innovative scale of evaluation of quality and satisfaction, with intervention subscales, having been validated by 195 specialists and managers, and applied to 2,547 users of 74 SUS units.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisher[s.n.]pt
dc.rightsembargoedAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectGovernação em saúdept
dc.subjectAvaliação de desempenho em saúdept
dc.subjectIndicadores de monitoramento e avaliação em saúdept
dc.subjectQualidade em saúdept
dc.subjectSatisfação do pacientept
dc.subjectHealth governancept
dc.subjectHealth care outcomespt
dc.subjectin-hospital outcomespt
dc.subjectIndicators of health monitoring and evaluationpt
dc.subjectQuality healthpt
dc.subjectPatient satisfactionpt
dc.titleAvaliação integrativa de performance multidimensional e decisão multicritério: um proxy de painel de indicadores de eficiência, efetividade e qualidade para governação de organizações hospitalares e serviços de saúde no Brasilpt
dc.typedoctoralThesispt
degois.publication.locationCoimbrapt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2021-11-12*
dc.identifier.tid101493924pt
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopt
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências Sociais na especialidade de Gestão – Ciência Aplicada à Decisãopt
uc.rechabilitacaoestrangeiranopt
uc.date.periodoEmbargo730pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.author.orcid0000-0003-4959-9424-
crisitem.advisor.researchunitCeBER – Centre for Business and Economics Research-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-9328-8415-
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
Ficheiros deste registo:
Mostrar registo em formato simples

Visualizações de página

324
Visto em 24/jul/2024

Downloads

221
Visto em 24/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Este registo está protegido por Licença Creative Commons Creative Commons