Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87749
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorProlo, Ivor-
dc.contributor.authorLima, Manolita Correia-
dc.contributor.authorMoniz, Gonçalo Canto-
dc.date.accessioned2019-10-29T10:51:20Z-
dc.date.available2019-10-29T10:51:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1678-4626pt
dc.identifier.issn0101-7330pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/87749-
dc.description.abstractEste artigo teve como propósito compreender o significado do projeto de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) como uma universidade que pretende promover a integração regional para a América Latina e o Caribe pelas vias do conhecimento e da cultura. A pesquisa assumiu caráter de ensaio teórico e combinou recursos das pesquisas bibliográfica e documental. O artigo explorou conceitos e fez um comparativo sobre a integração regional da América Latina e da União Europeia. Em seguida, identificou o direcionamento das relações internacionais do governo brasileiro entre 2003-2010 e , finalmente, caracterizou os elementos centrais que compõem o projeto original da UNILA, discutindo suas potencialidades, tensões e limitações para a sua existência.pt
dc.description.abstractThis paper has the purpose to understand the significance of the creation project of the Federal University of Latin American Integration (UNILA) as a university that aims to foment regional integration for Latin America and the Caribbean through knowledge and culture. The research assumes the character of theoretical essay and combines resources of bibliographical and documentary research. The article explores concepts and makes a comparison of regional integration between Latin America and the European Union (EU). Next, it identifies the direction of the international relations of the Brazilian government between 2003-2010 to finally characterize the central elements that compose the original UNILA project to discuss its potentialities, tensions and limitations for its existence.pt
dc.description.abstractEste artículo tiene el propósito de comprender el significado del proyecto de creación de la Universidad Federal de la Integración Latinoamericana (UNILA) como universidad que pretende promover la integración regional para América Latina y el Caribe por las vías del conocimiento y la cultura. La investigación asume carácter de ensayo teórico y combina recursos de las investigaciones bibliográfica y documental. El artículo explora conceptos y hace un comparativo sobre la integración regional de América Latina y de la Unión Europea (UE). En seguida, identifica el direccionamiento de las relaciones internacionales del gobierno brasileño entre 2003-2010 para, finalmente, caracterizar los elementos centrales que componen el proyecto original de la UNILA, para discutir sus potencialidades, tensiones y limitaciones para su existencia.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherCEDESpt
dc.relationMobilidade acadêmica internacional e integração regional: um estudo na Universidade Federal da Integração Latino-Americanapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt
dc.subjectIntegração regionalpt
dc.subjectUniversidade brasileirapt
dc.subjectInternacionalização da educação superiorpt
dc.subjectUniversidade Federal da Integração Latino-Americanapt
dc.subjectRegional integrationpt
dc.subjectBrazilian universitypt
dc.subjectInternationalization of higher educationpt
dc.subjectFederal University of Latin American Integrationpt
dc.subjectIntegración regionalpt
dc.subjectUniversidad de Brasilpt
dc.subjectInternacionalización de la educación superiorpt
dc.subjectUniversidad Federal de la Integración Latinoamericanapt
dc.titleUNILA: A universidade como vetor da integração regionalpt
dc.title.alternativeUNILA: the university as vector of regional integrationpt
dc.title.alternativeUniversidad Federal de la Integración Latinoamericana (Unila): la universidad como vector de la integración regionalpt
dc.title.alternativeUNILA: l’université en tant que vecteur d’intégration régionalept
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee0189894pt
degois.publication.locationCampinaspt
degois.publication.titleEducação & Sociedadept
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100325&lng=en&nrm=isopt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/es0101-73302019189894pt
degois.publication.volume40pt
dc.date.embargo2019-01-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypearticle-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1890-1953-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
UNILA_A universidade como vetor da integracao regional.pdf245.99 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s)

181
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

141
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons