Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/87641
Title: A Ficção de António Lobo Antunes: os Mecanismos do Cómico
Authors: Carvalho, Susana João Duarte
Orientador: Arnaut, Ana Paula dos Santos Duarte
Silva, Maria de Fátima Sousa e
Keywords: António Lobo Antunes; cómico; grotesco; paródia; humor; sátira; ironia; burlesco; comédia antiga; comic; grotesque; parody; satire; irony; burlesque; old comedy
Issue Date: 19-Feb-2019
Project: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH/BD/84447/2012/PT/OS MECANISMOS DO CÓMICO NA FICÇÃO DE ANTÓNIO LOBO ANTUNES 
Abstract: Não obstante a dominante trágica da obra romanesca de António Lobo Antunes, é inegável a densidade significativa que o riso lhe comunica e o alcance conferido na capacidade de tocar, profundamente, o humano. Nesse sentido, a presente tese de doutoramento desenvolve uma análise dos mecanismos do cómico na ficção deste autor, partindo de um conjunto nuclear de cinco romances: Fado Alexandrino (1983), As Naus (1988), Tratado das Paixões da Alma (1990), A Morte de Carlos Gardel (1994) e O Manual dos Inquisidores (1996). Dirigindo a abordagem hermenêutica para três níveis distintos, mas estreitamente entrecruzados – construção narrativa, temas e motivos e linguagem e estilo – procura-se, numa síntese articulada, projetar uma leitura orgânica da dimensão do cómico na ficção antuniana. Num primeiro momento, de enquadramento e reflexão teóricos, problematiza-se o conceito de cómico e os seus distintos modos de expressão, também sob o foco de uma tradição clássica, com raízes na comédia ateniense e que tem em Aristófanes o seu principal testemunho. Grotesco, burlesco, ironia, humor, sátira e paródia, embora com graus de atuação distinta, são constantemente mobilizados pelos romances em estudo, sendo criticamente analisados, sob o ângulo das suas polaridades elementares. Mecanismos de representação oblíqua estruturam o xadrez narrativo antuniano. Com uma ressonância lúdica indelével, o jogo surge como o principal modo de instauração do cómico, sinalizando uma lógica de inusitadas e precárias substituições que despoletam o riso. Instituindo-se como tabuleiros desordenados e com peças à escala (in)humana, as obras em estudo obedecem a uma conformação profundamente espetacular. Nelas, em pano de fundo, é possível assistir a uma autêntica (tragi)comédia de costumes, onde um Portugal em escala menor é satiricamente retratado. Sublinhando o lastro intemporal de alguns temas e motivos da tradição clássica no peculiar registo cómico antuniano, procurou-se evidenciar de que modo, na ficção em estudo, se processa a paródia judicial, lançando um olhar sobre a comédia Vespas, de Aristófanes, onde as disfuncionalidades da Justiça são impiedosamente expostas. Através de uma incursão pela comédia Aves, perspetivaram-se os múltiplos sentidos da presença de um intrigante coro de aves escarninhas, nos romances selecionados. A convocação do Satyricon, de Petrónio, permitiu ainda uma mais ampla compreensão das antunianas representações da morte, com contornos de grotesco e de humor negro. Sendo que na ficção de António Lobo Antunes o riso rompe ainda, vigorosamente, através do tecido da própria escrita, a linguagem e estilo, espelhando a mundividência humorística do autor, foram também objeto de estudo. A pulsão imagética ou o ritmo torrencial são alguns dos elementos, fortemente disruptivos, que concorrem para uma tensão pendular entre movimento e fixidez, sintomática da mobilidade de estilo antuniana. A exploração de uma linguagem de praça pública, a projeção pelo excesso, a incorporação de discursos publicitários, com raízes na linguagem oracular, fazem desta escrita um composto instável, que gera colisões expressivas e estimula uma rede híbrida de perceções, fazendo desencadear, imprevistamente, o riso.
Notwithstanding the predominance of the tragic in António Lobo Antunes' romanesque work, laughter imparts significant density to this work and enlarges his ability to deeply touch the human. This doctoral thesis develops an analysis of the comic mechanisms in this author’s fiction, starting from a nuclear set of five novels: Fado Alexandrino (Fado Alexandrino) (1983), As Naus (The Return of the Caravels) (1988), Tratado das Paixões da Alma (Treatise on the Soul's Passions) (1990), A Morte de Carlos Gardel (The Death of Carlos Gardel) (1994) and O Manual dos Inquisidores (The Inquisitors’ Manual) (1996). Directing the hermeneutic approach to three distinct but closely intertwined levels – narrative construction, themes and motifs, and language and style – an articulated synthesis is designed to project an organic reading of the comic dimension into António Lobo Antunes’ fiction. In the first chapter, dedicated to theoretical framing and reflection, the concept of comic and its different modes of expression is explored, namely under the focus of classical tradition rooted in Athenian comedy, of which Aristophanes is the main testimony. Grotesque, burlesque, irony, humor, satire and parody, though with varying degrees of performance, are constantly mobilized by the novels we’ve selected, being critically analyzed in the perspective of their elemental polarities. António Lobo Antunes’ narrative chess is structured by mechanisms of oblique representation. With an indelible playful resonance, the game appears as the main mode of instauration of the comic, signaling a logic of unusual and precarious substitutions that provoke laughter. Instituting themselves as disordered trays and with (in)human scale pieces, the works under study follow a conspicuously spectacular conformation. In them, in the background, it is possible to watch an authentic (tragi)comedy of manners, where Portugal is satirically portrayed on a smaller scale. Underlining the timeless resonance of some themes and motifs of the classical tradition in the author’s comic portfolio, we sought to show how, in the fiction under study, the judicial parody is processed, casting a glance at the comedy Wasps, by Aristophanes, where the system’s dysfunctionalities are ruthlessly exposed. Through a foray into the comedy Birds, the multiple senses of the presence of an intriguing chorus of sneering birds in the novels selected become apparent. The evocation of Petronius' Satyricon also allowed for a broader understanding of Lobo Antunes’ representations of death, where grotesque elements and black humor are abundant. Because in the fiction of António Lobo Antunes, laughter still violently erupts through the fabric of writing itself, language and style – which mirror the humorous world of the author – are also the object of study. The imaginary drive or the torrential rhythm are some of the strongly disruptive elements that contribute to a pendular tension between movement and fixity, symptomatic of the author’s style mobility. The exploitation of slang, the projection by excess, the incorporation of advertising discourse, with roots in the oracular language, make of Lobo Antunes’ writing an unstable compound, that generates expressive collisions and stimulates a hybrid network of perceptions which, inadvertently, provoke laughter.
Description: Tese de Doutoramento em Literatura de Língua Portuguesa, apresentada ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/87641
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento

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