Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87631
Title: Diu, a Social Architectural and Urban History
Authors: Grancho, Nuno Miguel da Silveira Campos Pereira
Orientador: Gomes, Paulo Varela
Keywords: Diu; Índia; Portugal; Arquitetura; Cidade; Colonial; Império; Architecture; India; Architecture; City; Colonial; Empire
Issue Date: 19-Jun-2017
Abstract: Como é a cidade colonial na Índia? O que é Diu, no contexto da cultura colonial europeia em geral, e da cultura colonial portuguesa em particular? Através do estudo da arquitetura, do urbanismo, de desenhos, da literatura, de textos e da análise feita através de um olhar informado pela história, esta dissertação estuda a cidade de Diu, desde a chegada do Portugueses até esta se tornar no artefacto que é na atualidade. No cerne da tese, encontra-se a questão da identidade de Diu, entendida como hermenêutica e como representação política dentro do contexto da cidade colonial europeia na Índia. A dissertação analisa a cidade durante o período colonial e tem em conta que esta nunca foi mentalmente colonizada no seu todo, nem se pode considerar plenamente urbana. Destaca a complexidade da relação entre a soberania portuguesa e o projeto imperial português, e examina culturas espaciais, políticas e práticas sociais em Diu desde início do XVI (1514) até meados do século XX (1961), através de narrativas ideológica, institucional, arquitetónica e urbana da sua história urbana. O trabalho descreve um cenário de soberanias que persistiram durante o período colonial em que ligações transnacionais formaram o ‘projecto de arquitetura’ e o ‘projecto de cidade’ num lugar de fronteira do império colonial, da Índia e do Oceano Índico. O que procuro trazer à luz nesta dissertação, torna evidente as múltiplas formas, propriedades e narrativas da cidade colonial. Esta dissertação tem como objetivos principais, primeiro, refletir sobre o progresso no estudo da cidade colonial e em segundo, servir de ponto de partida para um (re)pensar da cidade e do urbanismo coloniais que seja levado para além do Ocidente. Responde às preocupações interdisciplinares sobre as diferenças de conhecimento inerentes ao estudo da cidade, e reconhece a necessidade dessas diferenças para o estudo de Diu e da cidade colonial europeia no Oriente. Para isso, desafia os pressupostos fundamentais que enquadram a história da arquitetura e a história do urbanismo em culturas espaciais coloniais e investiga os modos e as razõas pelas quais o estudo das cidades coloniais tem sido dominado por agendas, perspetivas e hipóteses. Dessa forma, a dissertação pretende contribuir para a teoria do estudo da cidade colonial no Oriente que vá para além do cânone ocidental. Diu antecipou (mas não previu) em quase dois séculos a cultura colonial dos europeus na Índia em geral e, dos portugueses, em particular, bem mais complexa do que a simples transferência de uma cidade europeia para as categorias e os quadros binários ou de oposição entre assentamentos urbanos (nativo/branco, europeu/nativo, dominante/dependente, colonizador/colonizado, religioso/secular, tradicional/moderno) que simplificou nas últimas décadas a história do urbanismo europeu. Mostrou também, que as divisões espaciais e sociais em Diu não eram tão claras como as que têm sido apresentadas. Em lugar disso, a cultura espacial de Diu, materializada na sua arquitetura e urbanismo produziu transculturalidades intensas e difusas, celebradas e ocultas, aparentes e ausentes. Em lugar disso, contacto e influência entre portugueses e guzerates naquele lugar de fronteira que o pós-colonialismo vai recebendo, questionando e reformulando, produziu a partir de vários momentos da história de Diu uma nova arquitetura e um nova cidade(s). Sendo assim, argumenta que o estudo iniciou uma rutura na produção de conhecimento sobre a cidade colonial na India. Tal como a dissertação mostra que a ideia arquitetura de Diu claramente se tornou determinista e normativa, mostra também, na prática, que essa ideia continuou a ser negociada por forças que resistiram à homogeneidade e a uma codificação autoritária singular da cidade. Tendo como ponto de partida a análise de alguns edifícios, prosseguindo para a leitura de espaços domésticos e públicos relacionados e a terminando na cidade no seu sentido mais lato, de referencial mais ético e político, o estudo demonstra a natureza complexa da sobreposição entre categorias espaciais e funcionais no contexto colonial. A história colonial da cidade ofereceu aos seus habitantes a mobilidade entre culturas e espaços, construindo novas identidades, e produzindo modernidades indígenas. A tese demonstra que as mecânicas da mudança e influência da cidade colonial de Diu através do que foi, por necessidade, um processo de tentativa e erro, criaram efetivamente por culturas espaciais plurais e heterogêneas. Finalmente, a dissertação argumenta que Diu não tem paralelo na cultura europeia colonial urbana na Índia, singularidade demonstrada no seu discurso de identidade e na sua narrativa do ambiente construído. Diu replica a arquitetura do Renascimento europeu num território de expansão europeia no Oriente. Diu produziu a mais importante arquitetura religiosa católica do Oriente, existiu em antagonismo tolerante de etnia, raça e religião. Diu moldou o conceito cultural de hibridez no contexto da identidade arquitetónica do império português no Oriente. Diu introduz o conceito de ambivalência no estudo da cidade colonial europeu na Índia, em resultado do contacto, circulação e troca cultural entre civilizações. Alega, portanto, que a cultura espacial de Diu, calibrada por um lado através centro metropolitano e por outro através de um império, é singular e resultado de ‘tradução’ ao longo do tempo longo e através de um vasto espaço de estilos e práticas de arquitetura e de produção de cidade colonial.
How is the colonial city in India? What is Diu, in European spatial colonial culture in general and in Portuguese European spatial colonial culture in particular? By examining architecture, city plans, paintings, literature, and official reports through the lens of history and spatial theory, this dissertation explores the conditions of colonialism that produced the city as a modern artefact. At the core of this exploration resides the problem of “identity” of Diu, understood as description and narration, as well as political representation within the context of the European colonial city in India. This dissertation examines Diu during the colonial period from the vantage-point of an urban polity that was never entirely colonized. It highlights the complexity of the relationship between Portuguese sovereignty and the colonial project, and reexamines spatial cultures, statecraft and social practice from the early sixteenth (1514) until the mid-twentieth century (1961) India through the lens of ideological, institutional, architectural and urban histories. Overall, the dissertation describes a scenario of layered sovereignty persisting throughout the colonial period in which transnational connections informed architectural and urban projects that were underway in a state situated on the frontier of colonial empire and India. The vantage point of Diu that I have sought to bring to light in this dissertation renders apparent the multiple faces of the city in the colonial world. This dissertation has main aims, such as, to reflect on the progress made in studying colonial cities throughout the world; and to act as point of departure in a re-imagining of colonial cities that takes seriously urban theory beyond ‘the West’. We respond to interdisciplinary concerns over the global disparities of academic knowledge and growing recognition by urban historians of the need to appreciate the diversity of colonial cities and the exceptionality of Diu. To this end, we try in this thesis to challenge core assumptions which frame for decades architectural and urban history of colonial spatial cultures and investigate the ways in which the study of colonial cities has been dominated by parochial agendas, perspectives and assumptions. Accordingly, we contribute to broader theoretical agendas which highlight how making sense of urban life does not have to depend on the ‘Western’ academy. Diu anticipated (but not predicted) in almost two centuries that colonial spatial landscapes of the Europeans in India in general and, accordingly, of the Portuguese in particular were far more complex than the mere transfer of a ‘European city’ to the simple binary frameworks centred on categories such as to black-town/white-town, European/native, dominant/dependant, ruler/ruled, colonizer/colonized, religious/secular, traditional/modern, and shown that social and spatial divisions in the city were not nearly so clear cut as has been represented and that much of post-colonial studies have postulated. Instead, there were charged interconnections between the two spaces. Therefore, Diu initiates a rupture in knowledge production of the colonial city. While the thesis shows that architectural conceptions in Diu clearly became increasingly deterministic and normative, it also shows how, in practice, that these ideas continued to be tempered by forces that resisted homogeneity and singular authoritarian encoding of space. Analysing buildings as the core, but extending this to the reading of related public and domestic spaces and the overall urban form, the study also demonstrates the complex nature of overlap between spatial and functional categories in the colonial context. The colonial history of the settlement offered breaks for residents to move between cultures and spaces, constructing new identities, identifying with the new by rejecting the old, and creating indigenous modernities. The thesis demonstrates that the very mechanics of change/evolution/influence of Diu’s colonial city through what was, by necessity, a trial and error process, in effect created by pluralistic and heterogeneous spatial cultures. We also argue that there never was a place like Diu in European colonial urban culture in India, due to its singularity, on the identity discourse and the built environment. It was where the most important European Renaissance imperial expansion architecture was replicated in the East. It was where the most important religious architecture of the Orient was produced dealing with factors as ethnicity, race and religion. It was where the cultural concept of hybridity was made a shaper of architectural identity in the Portuguese Empire. It was always on the edge of European spatial culture production in colonial India and its hybrid environment accommodates pluralistic tendencies or multicultural practices. In contrast to the standard position results from the merger of two or more cultures Diu introduces a concept of ambivalence in the study of the European colonial city in India. It argues therefore that it is these various aspects that made the spatial culture of Diu a fluid one, which was distinct from all other European colonial cities in India, but also calibrated between metropolitan centre on the one hand and a vast Empire on the other in an architecture and city of translation, bi-and multilateral international transportation of people, ideas, technology, information, and images generates processes of change.
Description: Tese de Doutoramento em Patrimónios de Influência Portuguesa, no ramo de Arquitetura e Urbanismo, apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87631
Rights: openAccess
Appears in Collections:IIIUC - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Nuno Grancho 7 Julho 2017.pdf16.41 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

277
checked on Apr 24, 2024

Download(s)

148
checked on Apr 24, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.