Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/87613
Title: Vox Ex Machina: Poesia Sonora no Século XXI
Authors: Neves, Nuno Miguel Calado Vasco dos Santos
Orientador: Silvestre, Osvaldo
Keywords: Poesia Sonora; Language; Poética das Vocalidades; Hacking; Poesia Experimental
Issue Date: 29-May-2019
Project: PD/BD/52250/2013 
Abstract: A Poesia Sonora veio a estabelecer, ao longo da sua história, uma profunda relação com os meios tecnológicos. Mais, ela atravessa todo o século XX, em diálogo permanente com outros campos artísticos, e constitui-se, por esse motivo, como uma prática complexa e multifacetada que confirma o seu lugar, no âmbito das poéticas experimentais, como sendo de uma absoluta radicalidade. Convocam-se, por esse motivo, e para que seja possível uma análise em profundidade do fenómeno, contribuições de um conjunto alargado de campos: Teoria da Literatura, Estudos dos Media, Teoria da Performance, e Sociologia da Literatura, através dos quais nos lançamos num processo de releitura do objeto de estudo aqui em causa que permitirá colocar em evidência as relações entre o género e os diversos contextos sócio-tecnológicos em que se desenvolveu. Assim, em primeiro lugar, procurar-se-á estabelecer o lugar da Poesia Sonora no campo dos Estudos Literários, interrogando a sua relação com um conjunto de questões do foro da Teoria da Literatura: Texto, Margem, Géneros Literários. Este processo permitirá sublinhar o seu carácter específico e contornos criando espaço para que possamos, em seguida, proceder à cartografia e inscrição das transformações da Poesia Sonora numa rede mais vasta de relações de carácter não só literário mas também cultural, social, tecnológico e político. Procederemos, também, através de um quadro analítico quádruplo (Media, Política, Linguagem, Voz) a uma releitura dos principais momentos da Poesia Sonora e dos grandes períodos de transformação, construindo uma narrativa que redistribua os seus momentos chave de reconfiguração sono-plástica e conceptual na grelha formada por aqueles por forma a tornar evidentes um conjunto de novas relações. Procurar-se-á, por fim, através do estabelecimento de uma proposta teórica que designámos como Poética das Vocalidades, dar conta da especificidade da Poesia Sonora na contemporaneidade, chamando a atenção para a sempre crescente heterogeneidade do discurso e registo poético da mesma, bem como para os processos de recuperação histórica que lhe subjazem. Apresenta-se, ainda, um conjunto extenso de anexos, de caráter pedagógico, que se espera poderem vir a participar na definição, ampliação, e estabelecimento do campo de estudos próprio da Poesia Sonora, participando desta forma no preenchimento da lacuna nos estudos do campo da Poesia Sonora bem como na resolução das dificuldades de acesso a materiais para pesquisa que ela representa.
Sound Poetry established, throughout its history, a deep relation with technological means. Moreover, it goes through the whole of the twentieth century, in permanent dialogue with other artistic fields, and constitutes, for this reason, a complex and multifaceted practice that confirms its place, in the scope of experimental poetics, as being of an absolute radicalism. For this reason, and in order to perform an in-depth analysis of the phenomenon, we call for contributions from a wide range of fields: Theory of Literature, Media Studies, Performance Theory, and Sociology of Literature, through which we launch in a process of re-reading the object of study that will make it possible to highlight the relations between the genre and the various socio-technological contexts in which it was developed. Thus, in the first place, we will try to establish the place of Sound Poetry in the field of Literary Studies, questioning its relation with a set of questions which belong to the forum of the Theory of Literature: Text, Margin, Literary Genres. This process will allow us to emphasize its specific character and contours and create a space that will allow us to proceed to the mapping and inscription of the transformations of Sound Poetry into a wider network of relationships of not only literary character but also cultural, social, technological and political. Through a quadruple analytical framework (Media, Politics, Language, Voice), we will also proceed to a re-reading of the main moments of Sound Poetry and its great periods of transformation, constructing a narrative that redistributes its key moments of sonorous-plastic reconfiguration and conceptual framework in the grid formed by those in order to make evident a set of new relations. Finally, through the establishment of a theoretical proposal that we have designated as a Poetics of Vocalities, we will try to account for the specificity of Sound Poetry in contemporary times, drawing attention to its ever-increasing heterogeneity of discourse and poetic record, as well as for the processes of historical recovery that underlie it. The current dissertation also presents an extensive set of pedagogical attachments that are expected to participate in the definition, expansion, and establishment of the Sound Poetry field, thus participating in filling the gap in the studies of the field of Sound Poetry as well as in the resolution of the difficulties of access to materials for research that it represents.
Description: Tese de Doutoramento em Materialidades da Literatura, apresentado ao Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/87613
Rights: openAccess
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