Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87597
Title: Supervisão Pedagógica, Avaliação e Eficácia das Escolas
Authors: Amaral, Maria Margarida Cardoso Africano Fernandes
Orientador: Bidarra, Maria da Graça
Rebelo, Maria da Piedade
Keywords: supervisão pedagógica; avaliação; eficácia; colaboração; práticas; qualidade
Issue Date: 14-Jun-2019
Project: PTDC/CED-EDG/30410/2017 Mecanismos de mudança nas escolas e na inspeção (MAEE) 
Abstract: Estando a escola num percurso de mudança e transformação, na procura de paradigmas organizativos que otimizem os seus processos e a sua função educativa, também a supervisão, assume novas práticas, objectivando a melhoria da qualidade do trabalho docente. Ancorada na problemática da avaliação da qualidade das escolas, surge a supervisão pedagógica como processo de organização e regulação que visa a melhoria do ensino e aprendizagem. Este trabalho de investigação tem como objectivo conhecer as práticas de supervisão nas escolas, bem como as conceções e perceções dos professores relativas à supervisão pedagógica e ao seu impacto na eficácia das escolas. Não podemos dissociar a supervisão da avaliação e qualidade das escolas, por isso, começámos por desenvolver um estudo empírico de natureza documental, com base na AEE, analisando as classificações obtidas no fator Acompanhamento da Prática Letiva e as suas relações com as classificações obtidas nos domínios da Prestação de Serviço Educativo e dos Resultados, no 1º ciclo avaliativo. Procedemos, a seguir ao mapeamento das práticas de supervisão pedagógica, desenvolvidas em escolas da Zona Centro, que se destacaram no domínio da Prestação de Serviço Educativo. Procurámos, ainda, analisar as representações dos professores sobre a Supervisão Pedagógica, as suas conceções sobre este processo e o perfil dos supervisores, bem como o modo como percecionam as práticas que se desenvolvem nas escolas e o seu respetivo impacto, aplicando um inquérito por questionário aos professores das referidas escolas que se destacaram no domínio da Prestação de Serviço Educativo, e por entrevista aos coordenadores de departamento dessas escolas que, por inerência do cargo, desempenham um papel de supervisores. Os resultados mostram que, da análise das representações dos professores, o(s) modelo(s) de supervisão percepcionados por aqueles, são essencialmente não directivos e colaborativos. São rejeitadas conotações negativas deste processo, como inspeção, avaliação e controlo. Evidencia-se a predominância de uma conceção de supervisão de caráter colaborativo e reflexivo embora se tenha registado uma multiplicidade de conceitos. Constata-se também que as práticas da sua implementação são igualmente múltiplas, embora se destaquem as que ocorrem de forma indireta e informal, mesmo reconhecendo-se a sua vertente de acompanhamento, regulação, mediação e monitorização das práticas. Uma prática que integra a observação ocorre apenas de forma esporádica. Destaca-se a colaboração entre pares como facilitador da melhoria da prática pedagógica. As práticas de supervisão pedagógica indirectas e informais são também as que emergem como tendo mais impacto, permitindo melhorar práticas e desenvolver capacidades e atitudes, através da troca de ideias, experiências e materiais, do trabalho colaborativo e da interação entre pares.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Supervisão Pedagógica e Formação de Professores, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/87597
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FPCEUC - Teses de Doutoramento

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