Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87588
Title: Desbravamentos de um professor-artista e os caminhos da docência-artística
Authors: Forte, Marcelo
Orientador: Moreira, José António Marques
Lampert, Jociele
Keywords: professor-artista; docência-artística; desbravamento; encontro; atravessamento; teacher-artist; artistic teaching; exploration; encounter; crossing
Issue Date: 12-Mar-2019
Abstract: A Tese intitulada Desbravamentos de um professor-artista e os caminhos da docência-artística teve como propósito aprofundar os conceitos de professor-artista e docência-artística a partir das experiências do autor ao longo do período de doutoramento. A pesquisa de cunho qualitativo, explorou os caminhos investigativos a partir da perspectiva da Pesquisa Narrativa (Jovchelovitch & Bauer, 2002; Martins & Tourinho, 2009). As narrativas produzidas trouxeram ao corpo do texto momentos vivenciados em diferentes situações, possibilitando explorá-los através dos pressupostos da Autoetnografia (Scribano & de Sena, 2009; Ellis, Adams & Bochner, 2011; Santos, 2017). O método autoetnográfico potencializou um espectro de trabalho que ofereceu margens para explorar produções do investigador em diferentes níveis e situações. Mas também mostrou que o olhar investigativo deve se estender para as relações com o mundo e com os outros. Como forma de explorar todo esse processo, os pressupostos da Cartografia (Rolnik, 1987; Passos & Barros, 2010; Costa, 2014) também se incorporaram às metodologias da investigação. Através da cartografia, a pesquisa foi desenhando seus percursos, compreendendo as temporariedades e a fluidez necessárias para constituir as tramas desta investigação. Essa combinação metodológica possibilitou um olhar minucioso sobre as mais diversas atividades que surgiram nesse período, tanto as do meio acadêmico e artístico quanto as mais ínfimas ações cotidianas. A investigação incorporou aos seus processos o conceito de desbravamentos, termo homônimo a um projeto artístico do autor, que teve início em 2016. O projeto “Desbravamentos” contou com explorações em sítios abandonados de cidades e vilarejos do interior de Portugal, produção de fotografias desses espaços, recolhas de materiais e realização de assemblages, desenhos e bordados. Conceitualmente, para esta Tese, os desbravamentos foram as saídas para o campo, as explorações metodológicas e teóricas, com desejos de encontrar outras perspectivas, outros modos de vida, outras culturas e conhecimentos. A fim de acompanhar esse processo, também foram abordados os conceitos de encontro e atravessamento (Deleuze & Guattari, 1995; Deleuze & Parnet, 1998). Com a tríade “Desbravamentos, encontros e atravessamentos” foi possível reconhecer um modo de existir como professor-artista, pois os desbravamentos deram abertura para que os encontros acontecessem, potencializando os atravessamentos que ocorreram não somente para a investigação, mas entre as várias instâncias vividas. Tudo isso revelou que os processos de constituição do professor-artista incluíam, além do percurso institucionalizado, caminhos de diferentes contextos, ligados às produções particulares do autor, nas relações com os lugares e com as pessoas. Além disso, a partir de todo o conjunto de ações vivenciadas, a pesquisa promoveu um entendimento da docência-artística como um modo de fazer e do professor-artista como um modo de ser, revelando, dessa forma, que embora ambas nomenclaturas possam ser atravessadas, elas nem sempre andam juntas.
The aim of the thesis Explorations of a teacher-artist and the paths of artistic teaching was to deep the concepts of teacher-artist and artistic teaching from the experiences of the author throughout his doctoral period. This is a qualitative research and explored investigative paths from the perspective of Narrative Research (Jovchelovitch & Bauer 2002; Martins & Tourinho, 2009). Since the narratives were brought to the text from moments lived in different situations, making it possible to explore them through the assumptions of Autoetnography (Scribano & de Sena, 2009, Ellis, Adams & Bochner, 2011, Santos, 2017). The auto-ethnographic method has potentiated a work spectrum that has offered margins to exploit the researcher's productions at different levels and situations. But it also showed that the investigative gaze should extend to relations with the world and with others. As a way of exploring this whole process, the assumptions of Cartography (Rolnik, 1987; Passos & Barros, 2010; Costa, 2014) have also been incorporated into the research methodologies. Through the Cartography, the research designed its paths, understanding the temporarities and fluidity necessary to constitute the plots of this investigation. With this methodological combination was possible to take a close look at the most diverse activities that emerged during this period, both in the academic and artistic milieu, and in the smallest everyday actions. In the research process was incorporated the concept of explorations, a term similar to an artistic project of the author, which began in 2016. In the project "Desbravamentos", the author explored abandoned places of cities and villages of Portugal, taking photographs of these spaces, collecting materials and creating assemblages, drawings and embroideries. For this thesis conceptually, the explorations were the output to the field, the methodological and theoretical development, with desires to find other perspectives, other ways of life, other cultures and knowledge. To follow this process, the concepts of encounter and crossing were also discussed (Deleuze & Guattari, 1995; Deleuze & Parnet, 1998). With the triad "Explorations, encounters and crossings" it was recognized a way of existing as a teacher-artist, because the explorations made possible the encounters, potentializing the crossings that occurred not only for the investigation, but between the various instances. This finding revealed that the processes of teacher-artist’s constitution were made, in addition to the institutionalized course, with paths of different contexts, linked to the author's productions, relations with places and people. In addition, from the whole set of actions experienced, the research promoted an understanding of artistic teaching as a way of doing and of the teacher-artist as a way of being, thus revealing that although both nomenclatures can be crossed, they do not always go together.
Description: Tese de Doutoramento em Estudos Contemporâneos, apresentada ao Instituto de Investigação Interdisciplinar
URI: https://hdl.handle.net/10316/87588
Rights: openAccess
Appears in Collections:IIIUC - Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

351
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

461
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.