Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/87470
Title: Nós aqui cura com benzedura e raiz de pau: experiências de curas a partir da cultura brasileira e portuguesa (século XX)
Authors: Almeida, Diádiney Helena de
Orientador: Nunes, João Arriscado
Keywords: Saberes e práticas de cura; História das Ciências e da Saúde; Cultura Popular
Issue Date: 20-Jul-2018
Abstract: Trata-se de apresentar uma documentação, proveniente dos estudos de folclore brasileiro e português, compreendida como um amplo arquivo de práticas de curas populares. O principal objetivo é, portanto, reconstituir a perspectiva dos curadores e suas experiências envolvendo principalmente as curas de males e doenças como a espinhela caída, o quebranto, as erisipelas e os reumatismos, além de outros males associados a estes, buscando reconhecer suas vozes e fazendo-os protagonistas de suas próprias histórias. Nesse sentido, essa pesquisa expõe uma “descrição densa”, conforme postulada por Clifford Geertz, da documentação que possibilitou a identificação dos curadores envolvidos nos processos de curas das doenças citadas acima assim como das suas performances. Buscou-se, portanto, valorizar as experiências que podem ser encontradas de modo fragmentado nos estudos de folclore e ser compreendidas, a partir do “paradigma indiciário” de Carlo Ginzburg, enquanto registros de crenças, práticas e performances em torno do confronto com o sofrimento. A pesquisa se inscreve na História Social da Cultura, principalmente nas leituras de E. P. Thompson, e dialoga com os estudos da Epistemologia do Sul a fim de problematizar a concepção de “medicina popular” reconhecendo os saberes contra-hegemônicos dos curadores
Departing from the Brazilian and Portuguese ‘folklore studies’, both dominantly understood as an ample archive of practices of popular cures, I propose here to present and critically rethink a large documentation concerning conceptions of popular healing. My main objective is, therefore, to reconstitute the perspectives of the healers and their experiences involving mainly the cures of diseases as the espinhela caída, quebranto, erysipelas and rheumatisms, as well as other associated ills and perceptions of sickness. I will seek to acknowledge and rework the ‘voices’ of the healers by placing them as protagonists of their own stories. In this sense, this research exposes a "dense description", as postulated by Clifford Geertz, of the documentation that made possible the identifications of the involved healers in the healing processes, and so their inherent practices and performances. It is therefore sought to value the experiences that can be found in a fragmented way in the studies of folklore and to be understood, based on Carlo Ginzburg's "evidential paradigm", as records of beliefs, practices and performances around the confrontation with suffering. This research is based on perspectives of Social History of Culture, especially in the readings of E. P. Thompson, also debating with the studies of Southern Epistemology. In other words: a research committed with a critical problematizing of the concept of "folk medicine", locating the healer’s knowledge and practices in a valid counter-hegemonic narrative
Description: Tese de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação, em regime de cotutela, apresentada ao Curso de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz-FIOCRUZ e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/87470
Rights: openAccess
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