Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/87274
Title: Desafios da Saúde Global para a educação de profissionais de saúde: (re)definição de modos de produção de conhecimento em iniciativas de combate às desigualdades de saúde
Authors: Ferreira, Patrícia Moreira
Keywords: Saúde Globa; Conhecimento e saúde; Educação na saúde; Profissionais de saúde; Conhecimento baseado na experiência
Issue Date: Dec-2013
Publisher: ICICT/FIOCRUZ
Serial title, monograph or event: RECIIS : Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde
Volume: 7
Issue: 4
Place of publication or event: Rio de Janeiro
Abstract: O artigo parte da discussão de uma das dimensões associadas à Saúde Global - o seu envolvimento nas dinâmicas de produção de conhecimento “globalizado” sobre saúde, na sua disseminação através de modelos de transferência de conhecimento e implementação em diversos locais ou lugares. Argumenta-se que os programas de educação de profissionais de saúde, inseridos em iniciativas de Saúde Global de combate às desigualdades de saúde, se sustenta em orientações definidas internacionalmente que promovem o conhecimento técnico-científico como o único conhecimento válido sobre saúde. Propõe-se que a definição e orientação destes programas se deve sustentar em conhecimentos contextualizados e situados sobre saúde, assentes em coprodução de conhecimento, que poderão contribuir para educar e formar profissionais de saúde mais capazes de atuar em contextos locais marcados pela pobreza e exclusão social. Espera-se, assim, contribuir para o surgimento de novas perspetivas sobre produção e conhecimentos e práticas no ensino das profissões da saúde.
URI: https://hdl.handle.net/10316/87274
ISSN: 1981-6278
DOI: 10.3395/reciis.v7i4.466
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
Show full item record

Page view(s)

83
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

34
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.