Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86986
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dc.contributor.authorReis, José-
dc.date.accessioned2019-05-17T15:56:06Z-
dc.date.available2019-05-17T15:56:06Z-
dc.date.issued2013-03-
dc.identifier.isbn9789898648037-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86986-
dc.description1st International Meeting – Geography & Politics, Policies and Planningpt
dc.description.abstractA mobilidade assente na grande velocidade ferroviária é um fenómeno de natureza e repercussões essencialmente urbanas. O seu papel depende, por isso, das estruturas urbanas com que se relacione e da ação transformadora que uma infraestrutura deste tipo necessariamente induz sobre a organização do território. É a partir deste pressuposto que se avalia o actual plano de traçado do TGV, que se limita a ligar as duas capitais ibéricas, Lisboa e Madrid. Na medida em que o TGV significa a ligação ferroviária de Portugal à rede europeia de alta velocidade, considera-se que tal opção, ao não ser pensada em função da estrutura urbana do país, negligencia os potenciais impactos que esta infraestrutura comporta na organização espacial da economia e no planeamento do território.pt
dc.description.abstractMobility based on high-speed rail travel is a phenomenon that is essentially urban in nature, with urban repercussions. Its role therefore depends on the urban structures that are related to it and the transformatory effects that an infrastructure of this kind necessarily creates within territorial organisation. It may be said that decisions regarding its design are, in essence, representations of a particular urban framework. The attempt to identify these frameworks developed here is based on defining two urban configurations which are very different, followed by a discussion of the meaning they acquire in the planning of a long-distance mobility structure, namely one that links the country to Madrid. This involves two rival meanings, and therein lies the assessment of the territorial argument underlying the Portuguese concept of the TGV.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFLUP, CEGOTpt
dc.relationPTDC/CS-GEO/105452/2008pt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectTGVpt
dc.subjectEstrutura urbana portuguesapt
dc.subjectOrganização e economia do territóriopt
dc.titleDuas representações rivais do Portugal urbano: o exercício de imaginação do TGVpt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage7pt
degois.publication.lastPage21pt
degois.publication.locationPortopt
degois.publication.titleGeografia & Política, Políticas e Planeamentopt
degois.publication.titleGeography & Politics, Policies and Planningpt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2013-03-01*
uc.date.periodoEmbargo0pt
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypeconferenceObject-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-4640-568X-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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