Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/86348
Title: Manuel Soares de Oliveira, assessor e auditor do governador das Filipinas e benfeitor da Misericórdia de Coimbra (1598-1675)
Authors: Lopes, Maria Antónia 
Keywords: História de Portugal; Portuguese History; Filipinas; Philippines; Século 17; Misericórdias; Mobility; benefactors
Issue Date: 2019
Abstract: Em 1675 faleceu em Manila um português que era um dos mais abastados moradores dessa cidade. Fizera testamento a favor da Misericórdia de Coimbra, obrigando-a, entre outras aplicações, a fundar um colégio de meninas órfãs. Procura-se aqui responder a este conjunto de questões: quem foi este homem; o que o levou a sair do seu país e a testar, várias décadas depois, a favor da Misericórdia de Coimbra; como se integrou e enriqueceu em Manila; como se processou a transferência da sua herança entre dois impérios (difícil, obrigando à intervenção, em Madrid, de Duarte Ribeiro de Macedo); como foi gerida essa herança; que obra permitiu concretizar em Coimbra. Palavras-chave: Manuel Suarez de Olivera; Manila; império castelhano e português; transferência de bens e pessoas; Misericórdias; cristãos-novos; vila de Pereira; Gómez de Castillo.
URI: http://hdl.handle.net/10316/86348
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Livros e Capítulos de Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Lopes, M.A.Manuel Soares de Oliveira.pdf561.85 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

52
checked on Sep 16, 2019

Download(s)

15
checked on Sep 16, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.