Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/86337
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dc.contributor.authorMoniz, Gonçalo Canto-
dc.contributor.authorFerreira, Carolina-
dc.date.accessioned2019-04-15T13:28:11Z-
dc.date.available2019-04-15T13:28:11Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/86337-
dc.description.abstractA cidade do Portuguesa tem vindo a sofrer um problema de desertificação desde os anos 80 do século XX, com o crescimento das periferias. As escolas, construídas ao longo da primeira metade do século XX para fazer face ao crescente aumento populacional provocado pela industrialização, começaram também a perder alunos e a perder a sua capacidade de agregar a comunidade envolvente. Esta comunicação pretende analisar o impacto que a intervenção recente em equipamentos escolares construídos em diferentes momentos do século XX tem na reabilitação do espaço urbano. De facto, se a escola desempenhou um papel central na consolidação dos novos espaços urbanos, podemos também considerar que a sua reabilitação terá consequências na regeneração dos tecidos urbanos e sociais. Nesta comunicação serão colocados em confronto projectos recentes de reabilitação de escolas secundarias, promovidos pelo Estado no âmbito do programa Parque Escolar (2007-2011), e projectos académicos desenvolvidos por estudantes de arquitectura, na Universidade de Coimbra. Deste modo, identificam-se um conjunto de temas que problematizam a relação da escola com a cidade – o limite urbano, os espaços escolares de carácter público, os espaços públicos como espaços de aprendizagem, os espaços de aprendizagem informal, etc. Considera-se assim que a escola deve transformar-se num espaço de aprendizagem comunitário, integrando a sua história pedagógica, arquitectónica e social. Assim, esta comunicação irá também caracterizar as relações entre os arquitectos e a comunidade escolar, procurando reflectir sobre a importância do envolvimento das comunidade escolares na reabilitação dos equipamentos escolares modernos. Assim, recorre-se à perspectiva humanista de Leon Battista Alberti e aos escritos de Herman Hertzberger, para concluir que a Escola é uma pequena Cidade e que a Cidade é uma grande Escola.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherAsociación Iberoamericana de Historia Urbanapt
dc.rightsopenAccesspt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectCidadept
dc.subjectArquitectura Escolarpt
dc.subjectEspaços de Aprendizagempt
dc.titleA escola como cidade e a cidade como escola. A transformação dos equipamentos escolares e do espaço urbanopt
dc.typeconferenceObjectpt
degois.publication.firstPage767pt
degois.publication.lastPage777pt
degois.publication.locationSantiago de Chilept
degois.publication.titleActas Primer Congreso Iberoamericano de Historia Urbana. Ciudades en el tiempo: infraestructuras, territorios, patrimoniopt
dc.peerreviewedyespt
dc.date.embargo2016-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypeconferenceObject-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0002-1890-1953-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos e Resumos em Livros de Actas
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