Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83584
Title: (Novos) Media, (Novas) Feminilidades?
Other Titles: Uma investigação sobre a blogosfera feminina portuguesa mais popular
Authors: Wichels, Susana Luísa Dias da Silva 
Orientador: Silveirinha, Maria João
Keywords: blogues, blogosfera, estudos de género, pós-feminismo, neoliberalismo, identidades, pós-modernidade, individualismo, transmetodologia, análise de redes, netnografia, etnografia virtual, esferas Web, ciberespaço, representações de mulheres, novos media; blogs, blogosphere, gender studies, postfeminism, neoliberalismo, identitities, postmodernity, individualism, transmethodology; social network analysis, SNA, netnography, virtual etnography, webspheres, ciberspace, women representations, new media
Issue Date: 3-Dec-2018
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: É frequente ouvirmos que a blogosfera feminina tem um importante potencial de articulação identitária que os mediatradicionais negaramàs mulheres. Nesta tese, abordamos as subjetividades de género que dominam a cultura mediática e as práticas quotidianas contemporâneas, analisando as “novas feminilidades” presentes na blogosfera feminina portuguesa, entendendo estas como construções que respondem a um contexto cultural em que o poder das mulheres é simultaneamente celebrado e contrariado de novas formas. A tesecentra-se empiricamente na análise dos blogues femininos mais populares, e na forma como as suas autoras se autorrepresentam nos media sociais. Partimos para esta investigação esperando encontrar resultados que demonstrem que, apesar do domínio dos discursos neoliberais e de consumo, a blogosfera feminina se constitua como um novo espaço de empoderamento, resistência e emancipação para as mulheres. Concretamente, centramo-nos em práticas mediáticas e representações que,não sendo de resistência feminista, podem ser politicamente significantes,revelandoa forma como algumas mulheres renegoceiam as suas feminilidades nos ambientes tecnológicos contemporâneos.Metodologicamente, recorremos a uma triangulação metodológica mista, seguindo a metáfora de esfera Webque prevê o cruzamento de análise de redes, etnografia virtual participante, entrevistas em profundidade semiestruturadas e análises textuais e imagéticas. Desse modo, procuramos indagar de que forma a articulação das (novas) identidades femininasnos (novos) media se faz por uma inscrição nas dinâmicas sociais, políticas e económicas que caraterizam as sociedades contemporâneas, ampliando o foco da discussão tanto para o contexto macro (político-económico), como o da cultura feminina “situada” no espaçocultural e histórico nacional. O corpus de análise é composto pelos blogues femininos mais lidos em Portugal, examinados a partir de: entrevistas em profundidade semiestruturadas a 19 bloggers, análise de conteúdo dos 20 blogues mais visitados, num total de 2.500 páginas A4 de poststextuais e imagéticos; uma etnografia virtual participante realizada de 2014 a 2017, incluindo a criação de uma blogger-persona;e uma análise de redes da blogosfera feminina realizada com uma profundidade a dois graus dedistância, cuja esfera alcança os 15.976 links. Os resultados não demonstraram a existência de uma consciência claramente feministanos blogues analisados; antes, determinou-se um domínio dos discursos neoliberais e de reportórios caraterizadores das “novas feminilidades” numa atmosfera cultural repleta de contradições. Propomos, assim, olhar para a blogosfera feminina portuguesa como um território de práticas de comunicação e de sociabilidade caraterizadas pelo “double digital bind”que incitam representações de novas subjetividades femininas como o “eu como marca”, a intimidade interativa e a visibilidade compulsiva, ativadas no contexto de consumo e de pós-feminismo. Enquadramos a blogosfera feminina popular no paradigma de conteúdos dominados por lógicas neoliberais e práticas mediáticasde tipo empreendedor e individualista, cujo intuito é a maximização de visualizações para atrair parcerias e publicidade. Sendo certo que a blogosfera tem vindo a servir de suporte de expressão a narrativas individuais femininas que, de outra forma, ficariam confinadas às silenciosas paredes da esfera privada, nesta tese, e a partir de uma análise focada nos blogues de maior popularidade, desafia-se a ideia romântica de uma blogosfera feminina essencialmente caraterizada como espaço multiplicador de vozes alternativas e que contribui essencialmente para uma maior representatividade e pluralidade das mulheres na esfera pública. O que osnossos resultados evidenciam é que os discursos e representações veiculados pela blogosfera feminina contemporânea se coadunam com uma sensibilidade pós-feminista que enfatiza a felicidade através do consumo de moda e beleza, a adoção de estilos de vida marcados por metanarrativas neoliberais como o empoderamento, autotransformação e a atitude positiva. Osdiscursos que encontramos têm, no entanto, alguma ambivalência, já que, se por um lado exercem uma força regulatória na forma de ser e estar, condicionando as mulheres a “serem” de uma determinada forma “pós-feminista”, não deixam de conferir notoriedade e visibilidade às mulheres na esfera pública. A blogosfera feminina, cria assim, potencialmente, novas pressões, divisões e invisibilidades.
It has been argued that the female blogosphere has an important potential of identity articulation that the traditional media seems to have denied to women. In this thesis, we address the genre subjectivities that control the media culture and the daily contemporary practices, analysing the “new femininities” present in the Portuguese female blogosphere, perceiving them as constructions that answer to a cultural context in which the female power is simultaneously celebrated and thwarted in new ways. The thesis is based on the empirical analysis of the most popular female blogs, and in the way their authors self-represent themselves in social media. We started this investigation hoping to find results that show that, despite the domination of consumption and neoliberal discourses, the female blogosphere represents a new space of empowerment, resistance and emancipation for women and feminism. We particularly focused on the media practices and representations that are not a classical feminist “resistance”, but that can be politically significant through the disclosure of the way these women renegotiate post-feminism and their femininity conditions in the technological contemporary spaces.Methodologically, we used a mixed methodological triangulation, following the metaphor of a Websphere that envisages the intersection of social networkanalysis(SNA), participatory virtual ethnography, semi-structured qualitative in-depth interviewsand textual and imagery analysis. Therefore, we aim to enquire about which waythe articulation of the (new) feminist identities in the (new) media is performed by a registration in the social, political and economic dynamics that characterise contemporary societies, broadening the focus of discussion both to the macro context (political-economic) and to the female culture “located” on the cultural and historical-nationalsphere. The corpusof analysis consists of the most read female blogs in Portugal, examined from: semi-structured qualitative in-depth interviewsto 19 bloggers, analysis of the content of the 20 most visited blogs, in a total of 2,500 pages A4 of textualand imagery posts; a participatory virtual ethnography performed from 2014 to 2017, including the creation of ablogger-persona; and an analysis of the female blogosphere networks carried out with depth of two levels of distance, whose sphere reaches 15,976links.The results did not illustrate the existence of an increase in the feminism conscience or activism; conversely, a clear mastery of the neoliberal discourses and repertories typical of the “new femininities” in a post-feminism cultural atmospherefull of contradictions was determined. We suggest, therefore, to lookat the Portuguese female blogosphere as a territory of communication and sociability practices characterised by the “double digital bind”which incites representations of new feminism subjectivities such as the “self-branding”,the interactive intimacy and compulsive visibility, activated in the consumption and post-feminism context. We framed the popular female blogosphere in the paradigm of contents dominated by neoliberal logics and entrepreneurial and individualist media practices, the aim of which is the maximisation of the views to attract partnerships and advertisement. However, it is also true that the blogosphere has been serving as a support of expression of the individual feminist narratives that, in any other way, would be confined to the silent walls of the private sphere. In this thesis, and from an analysis based on the most popular blogs, we dismantle the romantic idea of the prevalence of a female blogosphere as a space ofmultiplication of alternative voices and that contributes to a wider representation and plurality of women on the public sphere. Our results highlight that the discourses and representations conveyed by the contemporary female blogosphere are linked with a post-feminist sensibility that emphasises happiness through the consumption of fashion and beauty, the adoption of lifestyles defined by neoliberal metanarratives, such as empowerment, self-transformation and positive attitude. However, if we are far from the feminist ideals as developed by the main feminist movements and activists, it is also true that the discourses we found were ambivalent since, on the one hand, if they wield a regulatory force in the way to be, conditioning women to “be” a certain “post-feminist” way they, on the other hand, still bestow notoriety and visibility on women in the public sphere. Therefore, the blogospherepotentially creates new pressures, inequalities, divisions and invisibilities.
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
URI: http://hdl.handle.net/10316/83584
Rights: openAccess
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