Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81697
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMartins, Bruno Sena-
dc.contributor.authorMoura, Adriano-
dc.date.accessioned2018-12-11T14:27:34Z-
dc.date.available2018-12-11T14:27:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn0102-4698pt
dc.identifier.issn1982-6621pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81697-
dc.description.abstractNeste texto centramo-nos na realidade de Portugal, um dos atores centrais do infame comércio transatlântico de sujeitos escravizados e dos processos coloniais que definiram o mundo moderno. A partir da realidade portuguesa, sinalizamos a urgência de convocar a história colonial e seus legados de modo a confrontar as narrativas eurocêntricas que insistem em pensar a Europa a partir de visões benignas que a retratam ingenuamente como a casa dos direitos humanos e da democracia. A partir desta análise, avaliamos o potencial impacto, em Portugal, dos pressupostos que dão corpo à Década Internacional de Afrodescendentes para confrontar e denunciar um sistema educativo que, até hoje, tem no silenciamento das questões étnico-raciais o dispositivo central de reprodução das desigualdades raciais que marcam a sociedade como um todo.pt
dc.description.abstractIn this article we focus on Portugal, one of the central actors of the infamous transatlantic slave trade and of the colonial processes that defined the modern world. From the Portuguese reality, we signal the urgency of summoning colonial history and its legacies to confront the Eurocentric narratives that insist on thinking of Europe through benevolent visions that portray it, naively, as the homeland of human rights and democracy. Based on this analysis, we assess the potential impact in Portugal of the action plan brought about by the International Decade of Afro-descendants. Particularly, we confront and denounce an educational system that, until this day, actively produces the silencing of racial issues leading to the reproduction of the racial inequalities that mark Portuguese society as a whole.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherFaculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geraispt
dc.rightsopenAccesspt
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectViolência colonialpt
dc.subjectRacismopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectColonial Violencept
dc.subjectRacismpt
dc.subjectEducationpt
dc.titlePortugal e década internacional de afrodescendentes: a educação e os tempos da violência colonialpt
dc.title.alternativePortugal and the international decade of afro-descendants: education and the colonial violence timespt
dc.typearticle-
degois.publication.firstPagee192750pt
degois.publication.locationBelo Horizontept
degois.publication.titleEducação em Revistapt
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.1590/0102-4698192750pt
dc.peerreviewedyespt
dc.identifier.doi10.1590/0102-4698192750pt
degois.publication.volume34pt
dc.date.embargo2018-01-01*
dc.date.periodoembargo0pt
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypearticle-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCEISUC - Center for Health Studies and Research of the University of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.orcid0000-0003-3367-9155-
crisitem.author.orcid0000-0002-8618-2356-
Appears in Collections:I&D CES - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Portugal e decada internacional de afrodescendentes.pdf708.59 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

540
checked on Aug 14, 2024

Download(s)

329
checked on Aug 14, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons