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Title: O impacto do comércio eletrónico no sucesso das empresas agrícolas
Authors: Negrão, Carla Sofia Vicente 
Orientador: Murteira, José
Melo, Paulo
Keywords: Comércio Eletrónico; Negócio eletrónico; Sucesso das empresas agrícolas; Crescimento; Produtividade; Desempenho; Electronic commerce; Electronic business; Agricultural business success; Growth; Productivity; Performance
Issue Date: 21-Mar-2018
Citation: NEGRÃO, Carla Sofia Vicente - O impacto do comércio eletrónico no sucesso das empresas agrícolas. Coimbra : [s.n.], 2018. Tese de doutoramento. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/79770
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: Num ambiente cada vez mais digital e competitivo que as empresas agrícolas atravessam devido aos avanços tecnológicos nas últimas décadas, torna-se interessante compreender o seu sucesso numa economia digital. O comércio eletrónico (CE) surge como uma potencial ferramenta estratégica para as empresas agrícolas. Esta investigação tem como objetivo principal analisar o impacto do CE no sucesso das empresas agrícolas (SEA) em Portugal. Para atingir o objetivo deste trabalho, na parte teórica desenvolve-se um modelo concetual de SEA, em várias dimensões. Posteriormente, através de uma abordagem quantitativa, recolhe-se os dados por questionário e obtém-se uma amostra constituída por 372 empresas agrícolas. Para testar empiricamente as hipóteses de investigação recorre-se à análise estatística e econométrica. Após uma breve descrição do CE e NE nas empresas agrícolas, os resultados empíricos sugerem que não existe uma relação significativa entre a adoção de CE e o crescimento das empresas, mas a adoção de CE tem impacto negativo na produtividade. Além disso, existe uma relação de simultaneidade entre a adoção de CE e o desempenho das empresas, tanto individual como globalmente. O presente trabalho pode contribuir para a teoria sobre sucesso, através do desenvolvimento de um modelo concetual de SEA, em três dimensões, com base numa abordagem holística. Apesar deste estudo não ser conclusivo relativamente ao impacto positivo da adoção de CE no SEA, em termos de crescimento, e ser contrário ao esperado para a produtividade. Ele contribui para o acréscimo da teoria sobre a adoção de CE e sobre o impacto do CE no SEA, em termos de produtividade e desempenho. Contribui, ainda, com outros determinantes do SEA nas diferentes dimensões.
In an increasingly digital and competitive environment that agricultural companies cross due to the technological advances in the last decades, it is important and becomes interesting to understand their success in a digital economy . E - commerce appears as a potential strategic tool for agricultura l enterprises . This research has as main objectiv e to analyze the impact of e - commerce on agricultural business success in Portugal . To achieve the goal of this investigation , the approach develop ing a conceptual framework of agricultural success business , in multiple dimensions . Subsequently , t hrough a quantitative approach, the data are col lected in the survey method by questionnaire and is obtained a sample of 372 agricultural enterprises . S tatistical and econometric analysis is used to empirically testi ng the research hypotheses . Following a brief description of e - commerce and e - business of agric ultural enterprises , the empirical results suggest that there is no significant relationship between e - commerce adoption and growth, but e - commerce adoption has a negative impact on productivity. In addition , there is a simultaneity relationship between e - commerce adoption and b usiness performance, both individually and globally. The limitations of this investigation are presented and future research is suggested. The present work can contribu te to the theory about success, t hrough the development of a conceptual mo del of SEA in three dimensions, based on a holistic approach . Although this study is not conclusive relatively to the positive impact of the e - commerce adoption in the agricultural business success, in terms of growth , and to be contrary to expectations for productivity. I t contributes to the addition of theory on the e - commerce adoption, on the impact of the e - commerce on agricultural business success, i n terms of produc tivity and performance . It also contributes with among other determinants of the agricultural business success, in the different dimensions.
Description: Tese de doutoramento em Gestão, no ramo de Ciência aplicada à decisão, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/79770
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

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