Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/782
Title: | O sócio-código post-modernista no romance português contemporâneo : fios de Ariadne-Máscaras de Proteu | Other Titles: | The postmodern socio-code in the Portuguese contemporary novel | Authors: | Arnaut, Ana Paula dos Santos Duarte | Orientador: | Reis, Carlos | Keywords: | Literatura Portuguesa; Romance português -- pós-modernismo; Carvalho, Mário de, 1944-; Saramago, José, 1922-; Pires, José Cardoso, 1925-1998; Cláudio, Mário, pseud. | Issue Date: | 3-Jan-2002 | Citation: | ARNAUT, Ana Paula - O sócio-código post-modernista no romance português contemporâneo : fios de Ariadne-Máscaras de Proteu. Coimbra, 2001. | Abstract: | Tendo como suporte O Delfim e Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires, Manual de Pintura e Caligrafia e História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, Amadeo e As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio, Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto e A Paixão do Conde de Fróis, de Mário de Carvalho, o desenvolvimento do tema desta dissertação pretende, por um lado, equacionar as relações evidenciadas entre a literatura portuguesa post-modernista e anteriores coordenadas estéticas e ideológicas. Por outro lado, a exposição visa demonstrar que, apesar dessa articulação possível, a ficção portuguesa mais recente apresenta outras características que, seja pela peculiar conjugação a que são submetidas, seja pela sua peculiar utilização, parecem revestir-se de capacidades para instaurar um novo período literário. Os romances analisados permitem verificar, pois, a presença e o exercício (embrionários, ainda, em O Delfim) das principais linguagens estéticas que, na esteira do Post-Modernismo norte-americano, irão nortear o futuro do Post-Modernismo nacional. Não se apresentando, em termos latos, propriamente como uma novidade literária, a mistura de géneros e a decorrente fluidez genológica, a polifonia e a fragmentação narrativas, a metaficção (ou a modelização paródica da História em alguns romances), serão, todavia, sujeitas a nuances simbólicas e, em alguns casos, ostensivamente subversivas que, claramente, afastam os romances post-modernistas dos de uma linha romanesca tradicional. | Description: | Tese de doutoramento em Letras, na área de Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Portuguesa), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/782 | Rights: | embargoedAccess |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento |
Show full item record
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.