Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/782
Title: O sócio-código post-modernista no romance português contemporâneo : fios de Ariadne-Máscaras de Proteu
Other Titles: The postmodern socio-code in the Portuguese contemporary novel
Authors: Arnaut, Ana Paula dos Santos Duarte 
Orientador: Reis, Carlos
Keywords: Literatura Portuguesa; Romance português -- pós-modernismo; Carvalho, Mário de, 1944-; Saramago, José, 1922-; Pires, José Cardoso, 1925-1998; Cláudio, Mário, pseud.
Issue Date: 3-Jan-2002
Citation: ARNAUT, Ana Paula - O sócio-código post-modernista no romance português contemporâneo : fios de Ariadne-Máscaras de Proteu. Coimbra, 2001.
Abstract: Tendo como suporte O Delfim e Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires, Manual de Pintura e Caligrafia e História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, Amadeo e As Batalhas do Caia, de Mário Cláudio, Era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto e A Paixão do Conde de Fróis, de Mário de Carvalho, o desenvolvimento do tema desta dissertação pretende, por um lado, equacionar as relações evidenciadas entre a literatura portuguesa post-modernista e anteriores coordenadas estéticas e ideológicas. Por outro lado, a exposição visa demonstrar que, apesar dessa articulação possível, a ficção portuguesa mais recente apresenta outras características que, seja pela peculiar conjugação a que são submetidas, seja pela sua peculiar utilização, parecem revestir-se de capacidades para instaurar um novo período literário. Os romances analisados permitem verificar, pois, a presença e o exercício (embrionários, ainda, em O Delfim) das principais linguagens estéticas que, na esteira do Post-Modernismo norte-americano, irão nortear o futuro do Post-Modernismo nacional. Não se apresentando, em termos latos, propriamente como uma novidade literária, a mistura de géneros e a decorrente fluidez genológica, a polifonia e a fragmentação narrativas, a metaficção (ou a modelização paródica da História em alguns romances), serão, todavia, sujeitas a nuances simbólicas e, em alguns casos, ostensivamente subversivas que, claramente, afastam os romances post-modernistas dos de uma linha romanesca tradicional.
Description: Tese de doutoramento em Letras, na área de Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Portuguesa), apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/782
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 20

770
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.