Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/779
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dc.contributor.authorBernardes, José Augusto Cardoso-
dc.date.accessioned2008-12-05T15:02:26Z-
dc.date.available2008-12-05T15:02:26Z-
dc.date.issued1995-12-07en_US
dc.identifier.citationBERNARDES, José Augusto Cardoso - Sátira e Lirismo: Modelos de síntese no Teatro de Gil Vicente. Coimbra, 1995.-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/779-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras (Literatura Portuguesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractConsiderado na sua variedade estilística e genológica, o teatro vicentino apoia-se basicamente em duas referências modais: a Sátira e o Lirismo. O autor da Dissertação citada em epígrafe pretende evidenciar os modelos que presidem à articulação desses dois modos, procedendo em primeiro lugar à reavaliação do problema da génese da obra de Gil Vicente e concluindo que ela se revela influenciada pela grande tradição do teatro europeu do final da Idade Média (pelo francês, sobretudo), dela recolhendo, desde logo, as grandes linhas satíricas e líricas que enformam géneros como a farsa, a sottie, a moralidade ou o mistério. Na Segunda Parte estuda-se a Sátira, tal como ela aparece configurada nos autos vicentinos, tanto em termos de conteúdo como no que respeita a aspectos técnico-formais. Adoptando uma perspectiva pragmático-semântica, analisam-se nomeadamente algumas ocorrências de diálogo e de monólogo e, numa perspectiva temática e estrutural, pondera-se o aproveitamento de alguns dos géneros que mais contribuiram para a representação satírica: A farsa e a sottie. Esta parte do trabalho termina com uma interpretação da sátira e do cómico vicentino, equacionando a pertinência de conceitos como «carnaval», «grotesco», «burlesco» e «cultura popular» à luz dos quadros europeus da época. Na Terceira Parte, procede-se ao estudo dos principais modelos do lirismo vicentino, considerados numa base textual e macro-textual. Focam-se, concretamente, algumas incidências do lirismo tradicional (conotativo, celebrativo e demonstrativo) e tentam reconstituir-se, num outro plano, os contornos de um modelo de lirismo de natureza virtual e de alcance modelar. Na Quarta Parte, por fim, procede-se a um exame dos principais modelos que subordinam a articulação entre Sátira e Lirismo: Do modelo contrastivo e sequencial, que se oferece ao leitor numa perspectiva paradigmática, ao modelo da síntese, cabalmente ilustrado no género de cúpula que é a moralidade.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectLiteratura Portuguesaen_US
dc.subjectVicente, Gil, 1465?-1537 -- teatro-
dc.titleSátira e lirismo : modelos de síntese no teatro de Gil Vicenteen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.author.orcid0000-0002-8019-2465-
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento
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