Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/745
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dc.contributor.advisorPereira, Maria Helena da Rocha-
dc.contributor.authorSoares, Carmen Isabel Leal-
dc.date.accessioned2008-12-05T14:58:30Z-
dc.date.available2008-12-05T14:58:30Z-
dc.date.issued2001-07-20en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/745-
dc.descriptionTese de doutoramento em Letras, na área de Estudos Clássicos (Literatura Grega) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra-
dc.description.abstractEsta dissertação de doutoramento tem por objectivo reflectir sobre o significado moral e étnico da morte no universo narrativo dos nove livros dasHistórias de Heródoto. O relevo assumido na obra pelo tema comporta em simultâneo a dupla função de causa e efeito daquele que é o princípio basilar da filosofia de vida do Autor, e que poderíamos resumir nos seguintes termos: uma morte digna (kalos thanatos) cobre o homem de glória, uma morte miserável (kakos thanatos) é motivo de infelicidade. Ao mostrar Gregos e Bárbaros a partilhar dos dois tipos de destino, o historiador, afinal, deixa perceber duas das características que melhor testemunham a actualidade do seu texto, o humanismo e o espírito ecuménico. Por humanismo entende-se, certamente, o seu interesse pelo Homem enquanto objecto primordial de investigação. Nessa medida pudemos confirmar que o nosso Autor, sem deixar de assinalar diferenças étnicas e políticas evidentes entre Gregos e Bárbaros, se destaca de alguma tendência contemporânea para uma percepção dicotómica do cosmos. O mundo heleno não deve ser visto como um universo estanque, separado de todos os povos que não falam a sua língua por fronteiras bem delimitadas. De igual modo, também esse “outro mundo” se caracteriza como uma realidade heterogénea, com mais pontos de contacto com o Grego do que se poderia imaginar. Pensamos, por conseguinte, poder afirmar a propósito da matéria alvo da nossa análise que é nítida a aceitação de uma consciência de alteridade cultural das comunidades que povoam o universo das Histórias. Isto é, da relação do Autor com o referente histórico extrai-se uma imagem de isenção, objectivismo e neutralidade, essencial a uma ciência nascitura. Assim sendo, compartilhando dos sentimentos, angústias e tendências dos homens da época em que viveu, Heródoto singulariza-se, imortaliza a sua obra e confere-lhe um cunho de actualidade graças à percepção multicultural que oferece do universo e à mensagem de tolerância de que reveste um discurso onde a morte sobressai como elemento primordial no ajuizar da própria condição humana.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsembargoedAccesseng
dc.subjectLiteratura Gregaen_US
dc.subjectHeródoto, 484?-420? a.C.en_US
dc.titleA morte em Heródoto : valores universais e particularismos étnicosen_US
dc.typedoctoralThesisen_US
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextnone-
item.fulltextSem Texto completo-
item.openairetypedoctoralThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.author.researchunitCECH – Center for Classical and Humanistic Studies-
crisitem.author.orcid0000-0003-3005-4635-
Appears in Collections:FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento
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