Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/7417
Title: Desportivismo e desenvolvimento de competências socialmente positivas : estudo com jovens dos 13 aos 16 anos em diferentes ambientes de prática desportiva
Authors: Gonçalves, Carlos Eduardo de Barros 
Orientador: Silva, Manuel João Coelho e
Cruz i Feliu, Jaime
Keywords: Desporto infanto-juvenil
Issue Date: 19-Jun-2008
Citation: Gonçalves, Carlos Eduardo de Barros - Desportivismo e desenvolvimento de competências socialmente positivas : estudo com jovens dos 13 aos 16 anos em diferentes ambientes de prática desportiva. Coimbra, 2008
Abstract: O presente estudo pretende responder à questão de determinar os factores aptos a promover o desportivismo e as competências pró-sociais no desporto infanto-juvenil. Partindo da escolha e validação instrumentos adequados a avaliar as variáveis morais no desporto, a pesquisa procura validar para a população portuguesa de atletas com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, o Youth Sport Values Questionnaire-2 (YSVQ- 2), de Lee, Whitehead e Balchin (2000), o Sports Attitudes Questionnaire, de Lee e Whitehead (1999) na sua versão portuguesa (SAQp) e o Task and Ego in Sport Questionnaire (TEOSQ), de Chi e Duda (1995), na sua versão portuguesa de Fonseca e Biddle (1996). A análise factorial exploratória identificou quatro dimensões do SAQ e duas dimensões do TEOSQ, mas não conseguiu identificar uma estrutura factorial clara do YSVQ-2. A análise factorial confirmatória evidenciou o ajustamento do modelo de quatro e dois factores respectivamente do SAQ e do TEOSQ, aos dados obtidos numa amostra de 482 sujeitos (248 masculinos e 234 femininos) indicando que a versão portuguesa dos questionários é adequada para ser utilizada em futuras pesquisas. O segundo estudo procura avaliar a hipótese de que as orientações para a realização de objectivos são preditoras de atitudes face à prática desportiva expressas pelos jovens, nomeadamente que a orientação para a tarefa é preditora de atitudes socialmente positivas e que a orientação para o ego é preditora de atitudes socialmente negativas. A análise de trajectória testou o papel preditor das orientações para a realização de objectivos sobre as atitudes face à prática desportiva, com uma amostra de 482 atletas com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos, que preencheram as versões portuguesas do TEOSQ e do SAQ. A adequação do modelo foi confirmada. A sensibilidade ecológica das dimensões das orientações para a realização de objectivos e das atitudes face à prática desportiva foi testada com a amostra dos estudos anteriores através da pesquisa dos efeitos das variáveis independentes género (masculino ou feminino), tipo de desporto (individual ou de equipa) e contexto de prática (escolar ou federada). O efeito das variáveis independentes género e tipo de modalidade sobre as dimensões das variáveis dependentes foi estatisticamente significativo. O último estudo investigou o efeito da experiência do treinador sobre as orientações para a realização de objectivos e as atitudes face à prática desportiva. Utilizando o Coach Behavior Assessment System (CBAS), de Smith, Smoll e Hunt (1977), foram gravados em áudio e vídeo e posteriormente analisados 18 jogos de seis treinadores de Basquetebol do escalão de sub-16 anos masculinos, três experientes e três inexperientes. Os jogadores das equipas observadas preencheram as versões portuguesas do TEOSQ e do SAQ, bem como o questionário de percepções do comportamento do treinador do CBAS. Os resultados revelaram um efeito estatisticamente significativo da experiência ou inexperiência do treinador, tanto sobre as categorias comportamentais observadas em jogo como sobre as dimensões dos questionários. Os estudos demonstraram a aptidão dos instrumentos TEOSQ e SAQ para a investigação de variáveis morais na população de jovens atletas portugueses com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos. O modelo que postula que as orientações para a realização de objectivos são preditoras de atitudes face à prática desportiva foi confirmado. O efeito da experiência do treinador sobre a orientação para a realização de objectivos e sobre as atitudes face à prática desportiva foi demonstrado. Permanecem questões em aberto que devem ser objecto de investigações posteriores com recurso a outras metodologias.
The research approaches the issue of the determination and assessment of the factors that can foster sportsmanship and pro-social competences in youth sport. After obtaining the Portuguese versions of the Sports Attitudes Questionnaire-SAQ (Lee e Whitehead, 1999), and of the Youth Sport Values Questionnaire-2 (YSVQ-2), de Lee, Whitehead e Balchin (2000), the inventories were applied on two samples of 13-to 16- year-old athletes. Based on 511 participants (247 boys, 264 girls) exploratory factor analysis identified four dimensions of SAQ but failed to identify a clear factor structure for YSVQ-2. In addition, confirmatory factor analysis showed the consistency between the SAQ’ 4-factor model and the data collected from 482 participants (248 males, 234 females). The Portuguese version of SAQ suggested to be a reasonable instrument for future research. It was also validated for the same population Task and Ego in Sport Questionnaire-TEOSQ (Chi e Duda, 1995), in the portuguese version (Fonseca e Biddle, 1996). The confirmatory factor analysis showed a clear 2-factor structure. The purpose of the second study was to assess the hypothesis that achievement goal orientations will predict sportpersonship attitudes among Portuguese young athletes, namely that task orientation will predict socially positive attitudes and ego orientation will predict socially negative attitudes. For hundred and eighty two Portuguese athletes, aged 13 to 16 years completed the Portuguese versions of the Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire (TEOSQp) and of the Sports Attitudes Questionnaire (SAQp). A path analysis was performed to test the predicting role of task- orientation for pro-social attitudes and of ego- orientation for anti-social attitudes. The fit of the hypothesized model was confirmed, providing information for youth sport coaches about the importance of a task orientation in moral development thorough the perception of a task involving motivational climate. The ecological sensivity of achievement goal orientations and sport attitudes was tested through the study of the effects of the independent variables gender (male/female), type of sport (individual/team), and context (school/club). The effect of independent variables gender and type of sport was stastically significant. The next research studied the effect of coach Professional experience on achievement goal orientations and sport attitudes. Using the Coach Behavior Assessment System (CBAS), created by Smith, Smoll e Hunt (1977), 18 basketball games of under-16 years male teams were audio and video recorded and analysed. Six coaches, three with professional experience and three without professional experience participated in the research. The players of the observed teams fulfilled the portuguese versions of TEOSQ and SAQ, as well s the CBAS perceptions of coaches’ behaviors questionnaire. The results showed a statistically significant effect of the coaches’ professional experience both on the behavioral categories observed in competition and on the questionnaies’ dimensions. The research showed the fit of the instruments TEOSQ and SAQ to the study of he moral variables among the portuguese athletes aged 13 to 16 years. The model that states that achievement goal orientations can predict the expression of sport attitudes was confirmed. The effect of the coach’s professional experience on achievement goal orientations was supported by evidences. Further research on the issues remains open and asks for different approaches namely qualitative studies.
Description: Tese de doutoramento em Ciências do Desporto e Educação Física (Ciências do Desporto) apresentada à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Física da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/7417
Rights: openAccess
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