Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/737
Title: Literatura e cinema : o olhar de Jano : Vergílio Ferreira e o espaço do indizível
Authors: Cardoso, Luís Miguel Oliveira de Barros 
Orientador: Castro, Aníbal Pinto de
Cardoso, Abílio Hernandez
Keywords: Ferreira, Virgílio, 1916-1996 -- obra
Issue Date: 26-Apr-2007
Citation: CARDOSO, Luís Miguel Oliveira de Barros - Literatura e cinema : o olhar de Jano : Vergílio Ferreira e o espaço do indizível. Coimbra, 2006.
Abstract: O presente trabalho equaciona algumas das especificidades que afectam o diálogo entre a Literatura e o Cinema, considerando que se assume a Narratologia como eixo e ciência instrumental, capaz de estabelecer um duplo olhar. Entre passado e presente, entre a diacronia e a sincronia, entre a convergência e a divergência, entre os movimentos, as correntes estéticas e as escolhas pessoais, entre a investigação suportada por um corpus teórico (a primeira parte da dissertação) e a avaliação de um caso em particular, o de Vergílio Ferreira (a segunda parte), o nosso percurso foi iniciado com uma avaliação das relações entre o texto e a imagem num plano diacrónico, de modo a compreendermos os momentos de simbiose e de dissídio. A primeira parte deste trabalho termina com uma análise sobre o estado da questão da adaptação cinematográfica, ponderando as dificuldades inerentes ao processo de transposição intersemiótica e caracterizando as principais tipologias da adaptação. A segunda parte investiga as principais linhas de aproximação entre narrativa literária e narrativa fílmica em Vergílio Ferreira, romancista e pensador, que vislumbrou o Cinema como um Espaço do Indizível, uma dimensão etérea, (meta)física, capaz de ilustrar e imortalizar ideias e problemáticas, possibilitando a exploração e a visualização dos pensamentos mais íntimos. Entre a letra e a imagem, são analisadas, à luz de Jano, a Conta-Corrente, os seus romances e (im)possíveis contaminações cinematográficas, bem como as adaptações ao Cinema de Cântico Final e Manhã Submersa.
Description: Tese de doutoramento em Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Comparada) apresentada à Fac. de Letras da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/737
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Português - Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

339
checked on Jan 21, 2020

Download(s)

30
checked on Jan 21, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.