Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/693
Title: A Universidade de Coimbra (1700-1771): Estudo social e económico
Authors: Fonseca, Fernando Taveira da 
Keywords: História Moderna e Contemporânea
Issue Date: 30-Jun-1992
Citation: FONSECA, Fernando Taveira da - A Universidade de Coimbra 1700-1771 : estudo social e económico. Coimbra, 1992.
Abstract: Apresentada como dissertação de doutoramento à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a obra em epígrafe foca alguns aspectos da história da mesma Universidade, no período imediatamente anterior à reforma pombalina de 1772. Está dividida em duas partes, a primeira das quais essencialmente dedicada à população estudantil. Nela, o seu autor traça primeiramente o perfil evolutivo do número de estudantes matriculados (desde finais do século XVI até 1790, no sentido de enquadrar o período directamente sob observação), assim como o do número de graduados em cada uma das faculdades, nos setenta e dois anos que o estudo abrange. O conhecimento desses perfis levou a que tivessem de ser considerados outros fenómenos como a duração dos cursos universitários e a mortalidade académica, assim como os factores conjunturais que provocaram as oscilações neles observadas. A população estudantil foi, a seguir, encarada sob a óptica da sua origem geográfica - quer no Continente, quer nos espaços ultramarinos - dando conta das suas modificações ao longo do período estudado. A caracterização social dos estudantes graduados - vista sobretudo a partir da sua origem familiar -, as condições materiais da sua vida em Coimbra, a organização do abastecimento alimentar (feira, fornecimento de carne e peixe), o ritmo do estudo, as classificações obtidas, a análise da convivência e da eclosão da violência entre os estudantes são os tópicos que completam esta primeira parte. Na segunda debruça-se o autor sobre a consideração dos recursos humanos e materiais de que a Universidade dispõe para cumprir a sua missão. Elemento primordial eram os professores: a sua entrada e progressão na carreira docente, assim como a fase terminal desta, são o objecto de um capítulo. No seguinte foca-se o sistema remuneratório, considerado como o conjunto de recompensas, de diversa natureza, que eles auferem pelo exercício da docência. Esta análise permite tomar conhecimento de dois fenómenos importantes que afectam a regularidade da actividade lectiva: o absentismo e a morbilidade dos professores. Os três capítulos finais são consagrados à observação do sistema de financiamento da Universidade: a estrutura das receitas e a evolução conjuntural dos montantes arrecadados, os órgãos administrativos centrais e periféricos e os agentes encarregados da cobrança das rendas e, finalmente, a estrutura das despesas e o equilíbrio entre estas e as receitas.
Description: Tese de doutoramento em Letras (História Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/693
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 10

1,148
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.