Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/688
Title: A influência da Universidade de Coimbra na formação da nacionalidade brasileira
Authors: Gauer, Ruth Maria Chittó 
Keywords: História Moderna e Contemporânea; Universidade de Coimbra -- séc. 18; Identidade nacional -- Brasil -- séc. 18
Issue Date: 23-Jan-1996
Citation: GAUER, Ruth Maria Chittó - A influência da Universidade de Coimbra na formação da nacionalidade brasileira. Coimbra, 1995.
Abstract: A dissertação trata do campo da discussão sobre a influência da Universidade de Coimbra na formação da nacionalidade brasileira. Essa discussão foi tema de várias obras publicadas no Brasil por Historiadores, Sociólogos e Cientistas Políticos os quais estão indicados na Dissertação. As características específicas do processo de formação da nacionalidade brasileira são tratadas como uma prática social e uma concepção que surgem imbricadas a outras noções que caracterizam a modernidade. A ideia de nação passa por uma concepção moderna e vincula-se à ideia de unidade territorial, de língua, de povo, de cultura que é configurada pelo Estado moderno, cuja expressão política, organiza essa ideia. Partimos de uma pesquisa que permitiu estimar o corpo técnico formado em Coimbra; essa estimativa possibilitou organizar uma mostra estatística dos brasileiros formados pela Universidade de Coimbra. A estatística desse corpo técnico formam a estrutura de nossa Dissertação. Os dados são importantes informações porque chamam a atenção para o plano de formação dos brasileiros o que conduziu à organização dos primeiros quadros técnicos do Brasil. O estudo da análise histórica das estatísticas permitiu uma estimativa, apresentada no Capitulo 1 da Dissertação. Essa análise por um lado possibilitou estimar a significação dos quadros profissionais brasileiros no período de 1700 a 1820, por outro lado, abriu a condição de podermos identificar o papel desses brasileiros nos acontecimentos que marcaram o processo histórico de montagem do Estado-nação. O detalhamento sobre o número de Egressos de Coimbra que participaram dos movimentos conspiratórios do final do século XVIII, às diferentes actividades desenvolvidas, o legado escrito, à participação no processo de independência, à actuação como deputados constituintes em 1823, à participação na elaboração da Constituição de 1824, à participação na elaboração do primeiro Código Penal brasileiro, o Código de 1830, configuram a importância desse corpo técnico no processo histórico brasileiro. A análise do papel dos brasileiros Egressos de Coimbra na organização do Estado-nação nos possibilitou pensar no ponto de aproximação da modernidade portuguesa implantada pela Reforma pombalina de 1772, como um discurso científico de vanguarda e uma prática educativa. Esse discurso e essa prática romperam as representações medievais no campo científico, esse rompimento reflectiu-se no campo jurídico-político brasileiro.
Description: Tese de doutoramento em Letras (História Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/688
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.