Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/680
Title: In limine conscriptionis : documentos, chancelaria e cultura no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra (séculos XII a XIV)
Authors: Gomes, Saúl António 
Orientador: Coelho, Maria Helena da Cruz
Keywords: História da Idade Média; Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra -- séc. 12-14
Issue Date: 24-Nov-2000
Abstract: Dissertação de Doutoramento na especialidade de História da Idade Média, apresenta um amplo e minucioso estudo, essencialmente pautado pelas metodologias próprias das ciências documentais sobre a produção diplomática escrita no âmbito da chancelaria do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, entre os séculos XII e XIV, para cujo estudo se definiu um corpus de análise com cerca de 1500 unidades diplomáticas. Trata-se da primeira dissertação de doutoramento feita em Portugal sobre uma chancelaria monástica, apresentando-se como um trabalho de investigação histórica de grande aparato (com um elevado número de reproduções de documentos, iluminuras e selos de autenticação, quadros e gráficos estatísticos pertinentes) em cujas páginas se apresenta, para além de um pertinente status questionis para cada área temática abordada, uma visão interdisciplinar (predominantemente centrada no campo da Diplomática, mas recorrendo amplamente a outras áreas do saber, como a Paleografia, a Codicologia e a Sigilografia) que permite redescobrir e valorizar, numa dimensão europeia, o significado da vida e acção culturais do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra no seu período de apogeu.
Description: Tese de doutoramento em Letras, na área de História (História da Idade Média) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/680
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

697
checked on Apr 16, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.