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https://hdl.handle.net/10316/657
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Mota, Luís Carlos Martins de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-05T15:03:06Z | - |
dc.date.available | 2008-12-05T15:03:06Z | - |
dc.date.issued | 2006-12-04 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/657 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Letras, na área de História (História da Cultura) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | O estudo incide sobre a Escola do Magistério Primário de Coimbra, no período de 1942 a 1989, inserindo-se no quadro de uma história institucional e cultural e no âmbito de uma história da educação. A abordagem enquadra-se numa perspectiva de investigação qualitativa, centrada no estudo dos discursos dos actores sociais, percebidos como acção, privilegiando como técnicas de recolha de dados, a análise documental de uma publicação periódica e a entrevista, colocando os actores sociais em discurso directo. Na análise e tratamento de dados mobilizámos as propostas da teoria ancorada articulada com a análise crítica do discurso, na proposta de Teun Van Dijk. O jornal Rumo, periódico da responsabilidade dos alunos da Escola do Magistério Primário de Coimbra foi objecto de um estudo exaustivo, centrado na problemática ideológica e simbólica dos vários discursos, resultando numa construção da ideologia e representações no Estado Novo, organizada em cinco conceitos chave: a Moral Católica, a «Educação Nacional», o Quotidiano, a Política e a Mulher. Nas entrevistas procurámos restituir a voz aos actores sociais acedendo às descrições e qualificações do tempo vivido na Escola do Magistério Primário de Coimbra. Confrontámo-nos com narrativas que circulam do local ao nacional, confrontando actores e factos, do director a momentos do quotidiano, recusando serem remetidos ao silêncio e à invisibilidade, afirmando o valor e legitimidade das suas posições e diferenciando-as. A análise das memórias dos actores sociais centrou-se nos posicionamentos pessoais, dilemas ideológicos e memórias concorrentes abordando temáticas que vão da política educativa à concepção de professor, do currículo ao plano de estudos ou disciplinas, sem esquecer as vivências do quotidiano. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | História da Cultura | en_US |
dc.title | A Escola do Magistério Primário de Coimbra : 1942-1989 : entre ideologia, memória e história | en_US |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento |
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