Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/592
Title: Creatura mundi : estudo sobre o contexto metafísico da argumentação de Henrique de Gand contra a possível eternidade do mundo ('Quodlibet' I, q. 7-8)
Authors: Carvalho, Mário Avelino Santiago de 
Keywords: Filosofia; Henri de Gand, 1217?-1293 -- obra
Issue Date: 13-Apr-1994
Citation: CARVALHO, Mário Santiago de - Creatura mundi : estudo sobre o contexto metafísico da argumentação de Henrique de Gand contra a possível eternidade do mundo ('Quodlibet' I, q. 7-8). Coimbra, 1994.
Abstract: As polémicas 'de aeternitate mundi' foram uma constante na Idade Média. Urgia um estudo sobre o que desta temática pensou um dos mais produtivos autores, o filósofo e teólogo Henrique de Gand († 1293). Apesar de se haver tratado a quase totalidade dos textos henriquinos em que o tema aparece, privilegiou-se a sua primeira versão, a que se pode ler nas 'quaestiones' 7 e 8 do Quodlibet I. A dissertação procurou mostrar a coerência lógico-argumentativa da posição do Gandavense (designadamente contra um preconceito tomista comum) depois de a ter contextualizado num arco historial, e depois de a ter inscrito na génese da obra da juventude teológica do autor de Gand, mormente a Lectura Ordinaria super Sacram Scripturam, texto a que ainda não havia sido dada a devida atenção. Uma vez que se tratava de estudar o contexto metafísico dessa argumentação, para além do exame do tema na filosofia antiga e na filosofia medieval, foi-se mais longe, ao procurar perseguir, num arco hermenêutico imediato e pessoal, os traços que dela se mantiveram (ou não) em autores como Duns Escoto, Guilherme de Ockham, Leibniz ou J.-P. Sartre.
Description: Tese de doutoramento em Letras (Filosofia) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/592
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FLUC Secção de Filosofia - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

103
checked on Jul 26, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.