Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/557
Title: Síntese química da 16α-hidroxi-11-desoxicorticosterona : novos processos de funcionalização em C-3, C-16 e C-21, na série pregnano
Authors: Moreno, Maria José de Sá Miranda 
Keywords: Química Farmacêutica
Issue Date: 29-Jan-1993
Citation: MORENO, Maria José de Sá Miranda - Síntese química da 16α-hidroxi-11-desoxicorticosterona : novos processos de funcionalização em C-3, C-16 e C-21, na série pregnano. Coimbra, 1992.
Abstract: Com o objectivo de sintetizar a 16a,21-di-hidroxipregna-4-eno-3,20-diona (16a-hidroxi-11-desoxicorticosterona), utilizando o acetato de 20-oxopregna-5,16-dieno-3b-ilo como matéria-prima, foram desenvolvidos novos processos de funcionalização do anel esteróidico. A oxidação em C-21 (-OH ou -OAc) foi efectuada via enol e dienol éteres trialquilsilílicos. Posterior oxidação destes intermediários com o ácido m-cloroperoxibenzóico, seguida da reacção com fluoreto de tetra-n-butilamónio em condições que permitiram modular adequadamente o carácter nucleófilo do ião fluoreto, levou à obtenção, com bons rendimentos, de esteróides hidroxilados ou acetoxilados em C-21. Para a hidroxilação em C-16 de D16-20-oxopregnenos foi desenvolvida a optimização da abertura redutiva de a,b-epoxicetonas com amálgama de alumínio, procedendo para isso à irradiação ultra-sónica das reacções. Obtiveram-se assim, conversões mais rápidas, melhores rendimentos e diminuição dos produtos secundários. A observação, por microscopia electrónica de varrimento, de fragmentos de amálgama de alumínio sujeitos a irradiação ultra-sónica revelou uma marcada erosão, de que resulta uma maior área de superfície metálica activada. O estudo da oxidação de D16-3b-hidroxiesteróides com per-ruteneto de tetra-n-propilamónio / N-óxido de N-metilmorfolina, para além de revelar uma inesperada reactividade deste sistema oxidante ao produzir D4-3,6-dioxoesteróides, requereu também a aplicação de ultra-sons para conseguir a sua conversão total. Estas suaves condições de reacção foram utilizadas, com bons resultados, na oxidação de álcoois homoalílicos que continham funções lábeis. A adequada aplicação dos processos desenvolvidos permitiu a síntese da 16a-hidroxi-11-desoxicorticosterona com bons rendimentos. Devido ao interesse relevante destas transformações químicas na síntese de esteróides biológicamente activos foi ainda efectuado para cada uma delas um estudo mais abrangente com o intuito de testar a sua validade e âmbito de aplicação.
Description: Tese de doutoramento em Farmácia (Química Farmacêutica) apresentada à Fac. de Farmácia da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/557
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FFUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

319
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.