Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/482
Title: A Expo'98 e os imaginários do Portugal contemporâneo : cultura, celebração e políticas de representação
Authors: Ferreira, Claudino Cristovão 
Keywords: Sociologia da cultura; Exposições culturais -- Portugal; Expo'98
Issue Date: 20-Mar-2006
Citation: Ferreira, Claudino - A Expo'98 e os imaginários do Portugal contemporâneo : cultura, celebração e políticas de representação. Coimbra, 2005.
Abstract: A Exposição Mundial de Lisboa de 1998 foi, a vários títulos, um acontecimento ímpar na história recente de Portugal. A investigação cujos resultados se sintetizam nesta tese tomou esse acontecimento como objecto de análise sociológica. Partindo de uma interrogação genérica sobre o seu significado na conjuntura nacional, aborda-se aqui o processo de planeamento e organização da Expo’98, considerando o carácter compósito e complexo do empreendimento. Analisam-se os processos no âmbito dos quais se planeou culturalmente a exposição e se definiram os vários programas de acção que lhe foram associados: o projecto de requalificação urbanística da zona oriental de Lisboa, a campanha diplomática em torno da gestão global dos recursos oceanográficos, a promoção internacional do país e da sua imagem. Com base numa abordagem de natureza qualitativa, e centrando a atenção nos diversos tipos de colaboradores que, conjuntamente, conceberam e organizaram a Expo’98, reconstituem-se as várias fases de desenvolvimento do projecto. Analisam-se os diversos interesses e racionalidades que convergiram na realização do evento e mostra-se de que modo determinaram a sua forma, os seus conteúdos e as suas performatividades materiais e simbólicas. Procura-se mostrar que, na sua complexidade heterogénea e polissémica, a Expo’98 deve ser compreendida simultaneamente como um produto das dinâmicas que então marcavam a transformação da sociedade portuguesa e um elemento activo de modelação dessas mesmas dinâmicas, tanto no plano cultural, como político, como simbólico.
Description: Tese de doutoramento em Sociologia (Sociologia do Desenvolvimento e da Transformação Social) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/482
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tese_doutoramento_CCFerreira.pdf31.19 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 10

998
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 10

2,876
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.