Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47688
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dc.contributor.authorCarvalho, Maria Dulce-
dc.contributor.authorSilva, José-
dc.contributor.authorMachado, Maria Teresa-
dc.contributor.authorRosa, Amorim-
dc.date.accessioned2018-02-22T11:43:59Z-
dc.date.available2018-02-22T11:43:59Z-
dc.date.issued2016-12-
dc.identifier.issn1647-2160por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/47688-
dc.description.abstractCONTEXTO: Os adolescentes que recorrem ao hospital trazem consigo um universo de dúvidas e apreensão, dificultadores da sua participação no processo de cuidados. OBJETIVOS: Este estudo tem como objetivos a construção de um Programa de Preparação Psicológica para a Hospitalização e a validação do seu efeito sobre os níveis de ansiedade dos adolescentes hospitalizados. METODOLOGIA: Foi realizado um estudo experimental com uma amostra aleatória de 60 adolescentes, com necessidade de internamento num serviço de Pediatria. Analisou-se o padrão de correlações entre as variáveis ansiedade, vinculação e autoeficácia e testou-se o efeito do programa na redução dos níveis de ansiedade, através do teste de análise de Covariância (ANCOVA). RESULTADOS: Verificou-se uma diferença significativa nos níveis de ansiedade entre o grupo experimental que foi submetido à intervenção e o grupo controlo que foi submetido ao procedimento padrão da unidade hospitalar, depois de controlados os efeitos da variável ‘autoeficácia’, sendo que a variável ‘vinculação’ não apresentou uma correlação significativa com a ansiedade. Esta evidência é favorável à hipótese de que o programa testado é mais eficaz na redução dos níveis ansiedade do que o procedimento normalmente adotado. CONCLUSÕES: O Programa de Preparação Psicológica para a Hospitalização demonstrou ser uma ferramenta útil e eficaz na redução dos níveis de ansiedade dos adolescentes internados, contribuindo para promover um maior controlo cognitivo e manter as perturbações emocionais em níveis mais baixos.por
dc.description.abstractBACKGROUND: Adolescents who use the hospital can bring a universe of doubt and apprehension, hindering their participation in the care process. OBJECTIVES: This study aims to build a Psychological Preparation Program for Hospitalization and validate its effect on levels of anxiety of hospitalized adolescents. METHODS: This was an experimental study with a random sample of 60 adolescents, in need of hospitalization in a pediatric service. We analyzed the pattern of correlations between variables anxiety, ‘attachment’ and ‘self-efficacy’ and tested the effect of the program in reducing anxiety levels, through Covariance Analysis Test (ANCOVA). RESULTS: There was a significant difference in anxiety levels between the experimental group that was submitted to the intervention and the control group that was subjected to the standard procedure, after controlling the effects of the variable ‘self-efficacy’, being that the variable ‘attachment’ did not show a significant correlation with anxiety. This evidence supports the hypothesis that the program is more effective in reducing anxiety levels than the normally adopted procedure. CONCLUSIONS: The Psychological Preparation Program for Hospitalization proved to be a useful and effective tool in reducing the anxiety levels of hospitalized adolescents, contributing to promote a greater cognitive control and keep emotional disturbances at lower levels.por
dc.description.abstractCONTEXTO: Los adolescentes que requieren internamiento en hospital muestran un mundo de dudas y una gran aprehensión que pueden dificultar su participación en el conjunto de cuidados hospitalarios. OBJETIVOS: Este estudio tiene como objetivo construir un Programa de Preparación Psicológica para la Hospitalización y la validación de su efecto sobre los niveles de ansiedad de los adolescentes hospitalizados. METODOLOGÍA: Se realizó un estudio experimental con una muestra aleatoria de 60 adolescentes con necesidad de hospitalización en un servicio pediátrico. Se analizó el patrón de correlaciones entre las variables ansiedad, apego y auto-eficacia y se probó el efecto del programa en la reducción de los niveles de ansiedad, por el análisis de prueba de covarianza (ANCOVA). RESULTADOS: Se observó una diferencia significativa en los niveles de ansiedad entre el grupo experimental, que fue sometido a la intervención y el grupo control, que se sometió al procedimiento estándar, después de controlar los efectos de la variable ‘auto-eficacia’, dado que la variable ‘apego’ no mostró una correlación significativa con la ansiedad. Esta evidencia apoya la hipótesis de que el programa testado es más eficaz en la reducción de los niveles de ansiedad que el procedimiento comúnmente utilizado. CONCLUSIONES: El Programa de Preparación Psicológica para la Hospitalización demostró ser una herramienta útil y eficaz en la reducción de los niveles de ansiedad de los adolescentes hospitalizados, contribuyendo para la promoción de un mayor control cognitivo y para mantener los trastornos emocionales en niveles más bajos.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAjustamento emocionalpor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectAnsiedadepor
dc.subjectHospitalizaçãopor
dc.subjectEmotional adjustmentpor
dc.subjectAdolescentpor
dc.subjectAnxietypor
dc.subjectHospitalizationpor
dc.subjectAjuste emocionalpor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectAnsiedadpor
dc.subjectHospitalizaciónpor
dc.titleAnsiedade em adolescentes: Efeitos de um programa de preparação psicológica para a hospitalizaçãopor
dc.title.alternativeAnxiety in adolescents: Effects of a psychological preparation program for hospitalizationpor
dc.title.alternativeAnsiedad en adolescentes: Efectos de un programa de preparación psicológica para la hospitalizaciónpor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage19por
degois.publication.lastPage26por
degois.publication.issue16por
degois.publication.locationPortopor
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mentalpor
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-21602016000300003&lng=pt&nrm=isopor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.19131/rpesm.0153por
uc.controloAutoridadeSim-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC)-
crisitem.author.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.author.parentresearchunitFaculty of Psychology and Educational Sciences-
crisitem.author.orcid0000-0002-9995-8221-
crisitem.author.orcid0000-0002-1012-8660-
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