Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47530
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dc.contributor.authorFerro, Manuel-
dc.date.accessioned2018-02-10T18:20:54Z-
dc.date.available2018-02-10T18:20:54Z-
dc.date.issued2013-09-
dc.identifier.isbn978-972-9376-29-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/47530-
dc.description.abstractSe é possível rastrear na literatura portuguesa a transformação da matéria inesiana da história à lenda e desta ao mito, também é possível perscrutar o processo de desconstrução do mito literário através da paródia e do burlesco. De todo o poema d’ Os Lusíadas, bem poucas devem ter sido as passagens que alcançaram a fortuna do episódio de Inês de Castro. A sua popularidade atesta-se através do profundo conhecimento que usufrui entre o público leitor, a ponto de qualquer texto que o use como subtexto tenha garantido o sucesso, por permitir a respetiva e imediata identificação da fonte inspiradora. Depois de termos procedido a uma análise dos episódios construídos com o recurso à técnica da paródia e, consequentemente, evidenciar o jogo de continuidades e ruturas, em que a subjetividade e a tradição continuamente se articulam num conseguido jogo de intertextualidade, propomo-nos desta vez avançar com a abordagem de mais dois textos centrados no episódio inesiano no âmbito do burlesco: os fragmentos de um drama, Inês de Castro (1890), composto por Eça de Queirós em colaboração com Olavo Bilac, D. Emília e D. Benedita de Castro; e Nero e Nina (2012), um recente conto de Mário Cláudio. Privilegiando o modelo de referência, o episódio do canto III d’Os Lusíadas (III, 118-136), visa-se assim analisar a sua atualização e o modo como cada texto se transforma numa chistosa ‘charge’ às personagens envolvidas. Por um lado, se desta forma ocorre a trivialização de uma matéria atemporal e por demais apreciada, por outro, a criatividade dos escritores considerados visa igualmente salvar do desgaste em que pode cair uma história de amor que, ao longo dos séculos, alimentou inúmeros tratamentos nas mais variadas formas de expressão artística.-
dc.language.isopor-
dc.publisherCentro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa-
dc.relationUL / FCT / FLUL / PF-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectInês de Castro-
dc.subjectBurlesco-
dc.subjectDrama burlesco-
dc.subjectConto burlesco-
dc.subjectDesconstrução-
dc.subjectEça de Queirós-
dc.subjectMário Cláudio-
dc.titlePedro e Inês sob o signo do burlesco-
dc.typebookPart-
degois.publication.firstPage915-
degois.publication.lastPage932-
degois.publication.locationLisboa-
degois.publication.titleVir bonus peritissimus aeque. Estudos de Homenagem a Arnaldo Espírito Santo-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.embargo2013-09-01*
uc.date.periodoEmbargo0-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypebookPart-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCIEC – Interuniversitary Centre for Camonian Studies-
crisitem.author.orcid0000-0001-8095-6210-
Appears in Collections:I&D - CIEC - Livros e capítulos de Livros
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