Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/474
Title: Acaso e determinismo no processo de crescimento das empresas : novo teste a alguns prognósticos fundamentais
Authors: Oliveira, Blandina da Conceição Rodrigues de 
Orientador: Fortunato, Adelino
Keywords: Planeamento e Economia Regional
Issue Date: 9-Mar-2006
Citation: OLIVEIRA, Blandina da Conceição Rodrigues de - Acaso e determinismo no processo de crescimento das empresas : novo teste a alguns prognósticos fundamentais. Coimbra, 2005.
Abstract: Apesar do recente reaparecimento na literatura, conhece-se muito pouco sobre o crescimento das empresas e seus determinantes. Por este motivo, procurar perceber como as empresas crescem e quais os factores que influenciam o seu crescimento constitui uma questão importante. O estudo do crescimento das empresas pode ajudar a compreender a dinâmica do processo competitivo, o comportamento estratégico, a evolução da estrutura de mercado e o crescimento da economia agregada. Este trabalho propõe-se, assim, examinar se o processo de crescimento é totalmente explicado pelo acaso ou também por factores deterministas, ao nível da empresa e do sector, como por exemplo, a idade, a estrutura de capital e a participação estrangeira. Para este efeito, foi considerado um painel não equilibrado de empresas portuguesas da indústria transformadora e dos serviços, ao longo do período 1990-2001, que considera empresas de todas as dimensões, incluindo as mais pequenas. Do ponto de vista metodológico, para testar a hipótese do crescimento ser explicado pelo acaso, foram efectuados testes de estacionariedade e de raiz unitária e foi também estimado um modelo dinâmico univariado de crescimento das empresas que inclui serial correlation no termo de erro através do estimador GMM-SYS. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que, de um modo geral, o crescimento das empresas não é unicamente explicado pelo acaso, mas existem factores deterministas que influenciam o crescimento. Para analisar a importância destes factores, procedeu-se à estimação de um modelo dinâmico multivariado do crescimento das empresas com serial correlation através do estimador GMM-SYS. Conclui-se que a dimensão e o grau de significância dos efeitos dos determinantes do crescimento dependem do sector em análise.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Planeamento e Economia Regional) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/474
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Doutoramento
UC - Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s) 50

349
checked on Apr 7, 2021

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.