Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/47288
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Figueiredo, Cláudia | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria do Rosário | - |
dc.contributor.author | Huet, Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-31T16:49:07Z | - |
dc.date.available | 2018-01-31T16:49:07Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/47288 | - |
dc.description | Figueiredo, C.; Pinheiro, M. R; Huet, I. 2015. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 105 - 130. | por |
dc.description.abstract | Constituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico (EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | epistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidade | por |
dc.title | Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento | por |
dc.type | article | por |
degois.publication.firstPage | 105 | por |
degois.publication.lastPage | 130 | por |
degois.publication.issue | 49 | por |
degois.publication.location | Coimbra | por |
degois.publication.title | Revista Portuguesa de Pedagogia | por |
dc.relation.publisherversion | http://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2576/1762 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.14195/1647‑8614_49‑1_5 | por |
degois.publication.volume | 1 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | open | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-4365-638X | - |
Aparece nas coleções: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 Figueiredo Pinheiro Huet RPP 49 (1) 105-130.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 5
1.417
Visto em 15/out/2024
Downloads
263
Visto em 15/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Altmetric
Altmetric
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.