Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47288
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFigueiredo, Cláudia-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria do Rosário-
dc.contributor.authorHuet, Isabel-
dc.date.accessioned2018-01-31T16:49:07Z-
dc.date.available2018-01-31T16:49:07Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/47288-
dc.descriptionFigueiredo, C.; Pinheiro, M. R; Huet, I. 2015. "Desenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramento. ", Revista Portuguesa de Pedagogia 49, 1: 105 - 130.por
dc.description.abstractConstituindo‑se atualmente como um vasto domínio científico, as teorias do desenvolvimento epistemológico ou da epistemologia pessoal enfrentam ainda numerosos desafios ao nível da sistematização conceptual dos seus constructos e das estratégias metodológicas. É objetivo deste trabalho, contribuir para a discussão desta problemática, realizando uma proposta de avaliação quantitativa do desenvolvimento epistemológico, acedido através de crenças relativas ao conhecimento e ao processo de conhecer. Neste estudo desenvolveu‑se a Escala de Posicionamento Epistemológico (EPE) que foi aplicada a uma amostra de 429 estudantes de doutoramento de universidades portuguesas, em diferentes etapas do seu percurso. As análises de dimensionalidade realizadas revelaram estruturas fatoriais teoricamente interpretáveis considerando duas formas alternativas de análise dos itens. Na sua versão final o EPE é composto por 25 itens, distribuídos numa estrutura de quatro fatores (35.5% da variância total explicada) denominados: (1) sofisticação epistemológica; (2) Ingenuidade epistemológica; (3) imutabilidade do conhecimento e (4) aprender com rapidez.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectepistemologia pessoal; crenças epistemológicas; desenvolvimento de escalas; análise de dimensionalidadepor
dc.titleDesenvolvimento Epistemológico e Avaliação de Crenças Pessoais relativas ao Conhecimento e ao processo de Conhecer: estudo de validação da Escala de Posicionamento Epistemológico para estudantes de doutoramentopor
dc.typearticlepor
degois.publication.firstPage105por
degois.publication.lastPage130por
degois.publication.issue49por
degois.publication.locationCoimbrapor
degois.publication.titleRevista Portuguesa de Pedagogiapor
dc.relation.publisherversionhttp://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/2576/1762por
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14195/1647‑8614_49‑1_5por
degois.publication.volume1por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0002-4365-638X-
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
2015 Figueiredo Pinheiro Huet RPP 49 (1) 105-130.pdf1.28 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 5

1,380
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

246
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.