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https://hdl.handle.net/10316/47087
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Cruz, Vera | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Cristina P. | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-29T16:40:22Z | - |
dc.date.available | 2018-01-29T16:40:22Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/47087 | - |
dc.description.abstract | A presente investigação tem como principal objetivo analisar as características da associação entre deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento e maus-tratos na população infanto-juvenil portuguesa, e destacar as respetivas implicações no domínio da educação especial. A amostra é constituída por 198 crianças e adolescentes com deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento, que foram vítimas de maus-tratos. A informação foi recolhida através de um questionário, elaborado para este fim, e respondido por psicólogos e assistentes sociais. Em termos dos resultados obtidos, verificou-se que o maltrato misto (associação entre duas ou mais formas de maltrato) foi o mais comum, seguindo-se a negligência. Os agentes de maltrato mais frequentes foram os progenitores. A deteção dos maus-tratos foi efetuada, em regra, na etapa pré-escolar, sendo as suas principais fontes as instituições/serviços que já acompanhavam a família. Foi também detetada uma elevada percentagem de problemas de saúde física e mental, de dependências e de dificuldades de inserção social nos pais destas crianças/adolescentes. A quase generalidade das crianças e famílias beneficiou de alguma intervenção após a sinalização dos maus-tratos. No que respeita a conclusões, e uma vez que os maus-tratos tendem a ocorrer cedo e em famílias com múltiplos fatores de risco, apontam-se estratégias de intervenção familiar e sublinha-se a importância que os programas de intervenção precoce podem revestir. Também se indica o papel que os professores podem desempenhar na deteção dos maus-tratos e realça-se a relevância e a composição dos programas direcionados para o ensino de estratégias de proteção e autodefesa. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Maus-tratos; Abuso; Deficiência; Perturbações do desenvolvimento | por |
dc.title | Maus-tratos em crianças e adolescentes com deficiência e/ou perturbações do desenvolvimento | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 9 | por |
degois.publication.lastPage | 24 | por |
degois.publication.issue | 19 | por |
degois.publication.location | 1 | por |
degois.publication.title | Revista Brasileira de Educação Especial | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.1590/s1413-65382013000100002 | - |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0001-9055-9673 | - |
Appears in Collections: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais |
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