Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46948
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Laura | - |
dc.contributor.author | Velho, Cristina | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria do Rosário | - |
dc.contributor.author | Palaio, Carla | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-28T10:02:45Z | - |
dc.date.available | 2018-01-28T10:02:45Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 2183-2471 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46948 | - |
dc.description.abstract | A fim de promover a autonomia das jovens em acolhimento residencial, a Casa do Canto-CrescerSer desenvolveu um Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida/Projet’Ar-te (financiado pelo Fundação Calouste Gulbenkian, 2012-2015) que integra a promoção da regulação emocional e de competências pessoais e sociais. A avaliação das 39 participantes (M=15,33;DP=1,797) integrou a aplicação de instrumentos estandardizados de autoavaliação psicológica, em pré e pós intervenção: Youth Self Report, Escala de Autoestima de Toulouse, Questionário de Vulnerabilidade ao Stress e Questionário de Esquemas para Adolescentes. Os resultados apontam uma diminuição estatisticamente significativa da ansiedade/depressão (F=-2,304; p=0.021), assim como um aumento da autoestima (F=-2,496; p=0.013). Esta tendência global de mudança positiva é reforçada pelo facto de 57,9% das jovens terem diminuido os níveis de psicopatologia (2(2)=18,053; p<.001). O cálculo do Índice de Mudança Fiável aponta para uma melhoria clínica nos problemas de internalização (em 57,9% das jovens) e de externalização (52,6%), diminuição de vulnerabilidade ao stresse (52,8%) e uma redução da saliência de esquemas precoces mal adaptativos (66,6%). Estes resultados sugerem que, após a intervenção, as jovens percepcionam-se com um comportamento mais ajustado, com capacidade para regular as suas emoções e com mais confiança para enfrentarem os desafios e exigências da sua autonomização. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Revista da Associação Portuguesa de Psicologia | por |
dc.relation | Fundação Calouste Gulbenkian | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Acolhimento residencial | por |
dc.subject | Crianças e jovens em risco | por |
dc.subject | Competências para a vida | por |
dc.subject | Estudo de eficácia | por |
dc.title | A avaliação da eficácia de um Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida junto de adolescentes em acolhimento residencial | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.title | Revista PSICOLOGIA | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.volume | XXXI | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.project.grantno | Fundação Calouste Gulbenkian | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-3416-8544 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-4365-638X | - |
Appears in Collections: | I&D CINEICC - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
IX SNIP A avaliação da eficácia de um Programa de Desenvolvimento de Competências para a Vida junto de adolescentes em acolhimento residencial.pdf | 170.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 5
1,463
checked on Oct 16, 2024
Download(s) 50
546
checked on Oct 16, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.