Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46444
Title: Dinâmicas de Interação e Comunicação em E-learning: perceções de estudantes do Ensino Superior
Authors: Vieira, Cristina 
Moreira, J. António 
Sousa, Lúcio 
Costa, Paulo 
Keywords: eLearning, comunidades virtuais; comunicação online
Issue Date: 2013
Serial title, monograph or event: Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior
Issue: 27
Place of publication or event: Portugal
Abstract: As dinâmicas comunicacionais que emergem da cultura digital, no contexto do e-learning, têm-nos levado a refletir sobre a criação de novos cenários de ensino-aprendizagem. A nossa experiência docente, numa instituição de Ensino a Distância - Universidade Aberta - tem contribuído não só para essa reflexão, mas também para a perceção da necessidade de acionar uma dinâmica de ensino baseada na inves4 — | tigação que nos permita desenvolver uma prática pedagógica fundamentada. Assim, desenvolvemos um estudo exploratório, num curso de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) designado de Educação Sexual em Meio Escolar: Saberes, Afetos e Valores, com o objetivo de conhecer as perspetivas e as perceções destes formandos relativamente ao ambiente virtual de aprendizagem e à eficácia do modelo pedagógico utilizado - Community of Inquiry - em aspetos relacionados com as diferentes dinâmicas de interação e de comunicação (entre professor/estudantes, estudantes/estudantes e entre estudantes/conteúdos ou recursos) criadas no seu seio. Os resultados obtidos permitem concluir que a presença das três dimensões de aprendizagem inerentes ao modelo (social, docente e cognitiva), que interagem entre si e se influenciam mutuamente, de forma colaborativa, através de um discurso crítico e reflexivo, foram fundamentais para a criação de experiências educativas relevantes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46444
ISSN: 1647-032X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dinamicas de Interacao e Comunicacao.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

617
checked on Apr 23, 2024

Download(s)

393
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.