Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46386
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTrindade, Sara-
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:06Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:06Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1982-7199-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46386-
dc.description.abstractFace aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso ao mobile learning, e mais especificamente às tecnologias móveis, e a análise do seu impacto a nível motivacional e psicossocial em estudantes do ensino fundamental e médio, tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica. A presente investigação tem como objetivo verificar se, através da utilização do iPad e da plataforma iTunes U, os estudantes se apropriam de conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico. Recorrendo a um estudo de caso, a investigação centrou-se num grupo de 47 estudantes do ensino fundamental - 9.º ano de escolaridade -, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, tendo como contexto um ecossistema tecnológico para a criação de uma história digital relativa ao período revolucionário português de 1974/76. De referir que o programa principal utilizado para a realização da atividade foi o Book Creator, que permite a importação para a aplicação iBooks em formato de livro. Os resultados obtidos revelam que o uso destas tecnologias móveis e seus aplicativos podem ter efeitos muito positivos, não só a nível motivacional, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à aquisição e construção do conhecimento histórico, a nível do domínio de conceitos estruturais, como o de significância e evidência.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subject Tecnologias móveispor
dc.subjectEnsino da históriapor
dc.subjectComplexidadepor
dc.titleTecnologias Móveis e a Recriação Digital na Construção do Conhecimento Históricopor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage637por
degois.publication.lastPage652por
degois.publication.issue2por
degois.publication.locationSão Carlos, Brasilpor
degois.publication.titleRevista Eletrônica de Educaçãopor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.doi10.14244/198271992230por
degois.publication.volume3por
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.author.researchunitCEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies-
crisitem.author.orcid0000-0002-5927-3957-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Tecnologias Moveis e a Recriacao Digital.pdf2.07 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.