Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46386
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Trindade, Sara | - |
dc.contributor.author | Moreira, J. António | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T15:39:06Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T15:39:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1982-7199 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46386 | - |
dc.description.abstract | Face aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso ao mobile learning, e mais especificamente às tecnologias móveis, e a análise do seu impacto a nível motivacional e psicossocial em estudantes do ensino fundamental e médio, tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica. A presente investigação tem como objetivo verificar se, através da utilização do iPad e da plataforma iTunes U, os estudantes se apropriam de conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico. Recorrendo a um estudo de caso, a investigação centrou-se num grupo de 47 estudantes do ensino fundamental - 9.º ano de escolaridade -, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, tendo como contexto um ecossistema tecnológico para a criação de uma história digital relativa ao período revolucionário português de 1974/76. De referir que o programa principal utilizado para a realização da atividade foi o Book Creator, que permite a importação para a aplicação iBooks em formato de livro. Os resultados obtidos revelam que o uso destas tecnologias móveis e seus aplicativos podem ter efeitos muito positivos, não só a nível motivacional, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à aquisição e construção do conhecimento histórico, a nível do domínio de conceitos estruturais, como o de significância e evidência. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Tecnologias móveis | por |
dc.subject | Ensino da história | por |
dc.subject | Complexidade | por |
dc.title | Tecnologias Móveis e a Recriação Digital na Construção do Conhecimento Histórico | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 637 | por |
degois.publication.lastPage | 652 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.location | São Carlos, Brasil | por |
degois.publication.title | Revista Eletrônica de Educação | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.14244/198271992230 | por |
degois.publication.volume | 3 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
crisitem.author.researchunit | CEIS20 - Centre of 20th Century Interdisciplinary Studies | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-5927-3957 | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tecnologias Moveis e a Recriacao Digital.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.