Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46341
Title: Gestão Pedagógica de Ambientes Online no Ensino Superior
Authors: Monteiro, Angélica 
Rodrigues, Paula 
Moreira, J. António 
Barros, Daniela 
Keywords: Educação Online; Ensino Superior; Pedagogia.
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais
Volume: 15
Issue: 1
Place of publication or event: Brasil
Abstract: Neste estudo, com o intuito de compreender a gestão pedagógica de ambientes de aprendizagem online, definimos um quadro metodológico de orientação qualitativa, orientado pela análise das práticas de docentes do Ensino Superior em Portugal, no que diz respeito às atividades educacionais desenvolvidas, aos recursos didáticos produzidos e às ferramentas de comunicação utilizadas. Para a recolha dos dados procedemos à observação direta de quatro ambientes de aprendizagem online, complementados por alguns dados provenientes de um inquérito por entrevista semiestruturada aos três docentes responsáveis pela sua gestão pedagógica. Os resultados revelaram que existem professores no Ensino Superior em Portugal que estão a mudar as suas práticas, respondendo assim ao desafio colocado pelo Processo de Bolonha. No entanto, estes resultados também evidenciam a existência de muitas dificuldades de usabilidade de ferramentas digitais interativas, sendo, pois, necessário apostar mais não só na formação pedagógica, mas também na formação docente na área das Tecnologias de Informação e Comunicação.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46341
ISSN: 2176-171X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Gestao Pedagogica de Ambientes Online.pdf857.76 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

503
checked on Nov 12, 2019

Download(s)

24
checked on Nov 12, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.