Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46338
Title: Comunicação em Ambientes Online de Aprendizagem: a perceção de estudantes de cursos de pós-graduação
Authors: Vieira, Cristina 
Moreira, J. António 
Costa, Paulo 
Keywords: Educação a distância; Comunidade de aprendizagem; Comunicação online.
Issue Date: 2013
metadata.degois.publication.title: Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais
metadata.degois.publication.volume: 13
metadata.degois.publication.issue: 2
metadata.degois.publication.location: Brasil
Abstract: Os ambientes online e as comunidades de aprendizagem, parecem estar a modificar as estruturas institucionalizadas de criação e disseminação de conhecimento, surgindo como um complemento às formas pré-existentes de aprendizagem organizacional. Nestes ambientes e comunidades, a base do processo de construção do conhecimento assenta na interação social. Tomando como referência a nossa experiência de docência, numa instituição portuguesa de ensino superior público a distância, a Universidade Aberta, desenvolvemos um estudo exploratório, através de uma metodologia essencialmente qualitativa, com estudantes de três cursos de estudos pós-graduados com o objetivo de perceber se a organização do design do ambiente de aprendizagem e o modelo pedagógico utilizado produziram experiências educacionais relevantes, sobretudo em aspetos relacionados com as dinâmicas comunicacionais que foram emergindo no seu seio. Concluímos que as dimensões inerentes ao modelo adotado, designadamente as dimensões social e de ensino interagiram entre si e influenciaram-se mutuamente promovendo experiências educacionais relevantes.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46338
ISSN: 2176-171X
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Comunicacao em Ambientes Online de Aprendizagem.pdf528.73 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.