Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46335
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMoreira, J. António-
dc.contributor.authorBarros, Rita-
dc.contributor.authorMonteiro, Angélica-
dc.date.accessioned2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.available2018-01-12T15:39:01Z-
dc.date.issued2015
dc.identifier.issn2179-2933
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46335-
dc.description.abstractNeste artigo avaliamos o impacto de ambientes virtuais na perceção das competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental e procedemos a uma análise diferencial em função do sexo e do nível de escolaridade. Participaram na investigação 300 estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal, cuja orientação pedagógica, nas diferentes disciplinas (Educação Física, Físico-Química e Matemática), comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do ano letivo, os alunos responderam a uma escala de perceção de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Os resultados do estudo mostram que os alunos submetidos a ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, evidenciam uma perceção muito positiva das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. As duas primeiras dimensões diferenciam-se em função do sexo dos alunos, com vantagem para as raparigas. A primeira e a última dimensão apresentam-se mais elevadas nos alunos com menos anos de escolaridade. Os resultados são discutidos com base em aspetos educativos e desenvolvimentais.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCompetências de Aprendizagempor
dc.subjectAmbientes Virtuaispor
dc.subjectEnsino Fundamental.por
dc.titleAvaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Perceção de Competências de Aprendizagem no Ensino das Ciências e das Expressões Físico-Motoraspor
dc.typearticle
degois.publication.firstPage14por
degois.publication.lastPage30por
degois.publication.issue1por
degois.publication.locationBrasilpor
degois.publication.titleRevista de Ensino de Ciências e Engenharia,por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume6por
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Avaliacao do Impacto de Ambientes Virtuais.pdf502.82 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.