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https://hdl.handle.net/10316/46335
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Moreira, J. António | - |
dc.contributor.author | Barros, Rita | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Angélica | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T15:39:01Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T15:39:01Z | - |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 2179-2933 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46335 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo avaliamos o impacto de ambientes virtuais na perceção das competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamental e procedemos a uma análise diferencial em função do sexo e do nível de escolaridade. Participaram na investigação 300 estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino do Norte de Portugal, cuja orientação pedagógica, nas diferentes disciplinas (Educação Física, Físico-Química e Matemática), comportou uma vertente de aprendizagem online. No final do ano letivo, os alunos responderam a uma escala de perceção de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes virtuais. Os resultados do estudo mostram que os alunos submetidos a ambientes virtuais de aprendizagem, ancorados em designs centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação, evidenciam uma perceção muito positiva das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. As duas primeiras dimensões diferenciam-se em função do sexo dos alunos, com vantagem para as raparigas. A primeira e a última dimensão apresentam-se mais elevadas nos alunos com menos anos de escolaridade. Os resultados são discutidos com base em aspetos educativos e desenvolvimentais. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Competências de Aprendizagem | por |
dc.subject | Ambientes Virtuais | por |
dc.subject | Ensino Fundamental. | por |
dc.title | Avaliação do Impacto de Ambientes Virtuais na Perceção de Competências de Aprendizagem no Ensino das Ciências e das Expressões Físico-Motoras | por |
dc.type | article | |
degois.publication.firstPage | 14 | por |
degois.publication.lastPage | 30 | por |
degois.publication.issue | 1 | por |
degois.publication.location | Brasil | por |
degois.publication.title | Revista de Ensino de Ciências e Engenharia, | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.volume | 6 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Internacionais |
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File | Description | Size | Format | |
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Avaliacao do Impacto de Ambientes Virtuais.pdf | 502.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
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